97,5% dos pacientes atendidos no HPS da Zona Norte estão satisfeitos com o atendimento na unidade

No Hospital e Pronto-Socorro (HPS) da Zona Norte, 97,5% dos pacientes afirmaram que ficaram satisfeitos com o atendimento que receberam em outubro. O percentual foi aferido por meio de pesquisa aplicada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do próprio HPS que ouviu mis de 13% dos pacientes atendidos no mês passado, quando mais de 27 mil usuários do serviço público de saúde passaram pela unidade.

O HPS da Zona Norte é vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed). A unidade conta com estruturas independentes para o atendimento de adultos e para o público infantil na área de urgência e emergência, nas especialidades de pediatria, clínica médica e cirurgia em geral. Na área do diagnóstico, a unidade conta com exames de alta complexidade como ressonância, tomografia mamografia, endoscopia e outros. Foram os usuários desses serviços que participaram da pesquisa do SAU.

Satisfação dos usuários

Segundo o diretor operacional do Imed, Wagner Miranda, a satisfação dos usuários é mensurada mensalmente e auxilia a gestão da unidade na correção de fluxos e processos com vistas a melhorar a performance de toda equipe como foco no acolhimento ao paciente.

O trabalho é coordenado pela supervisora do SAU, Cristiane Vieira. Segundo ela, o usuário avalia como foi o atendimento em 13 itens como: recepção, classificação de risco (triagem), enfermagem e corpo clínico. Para cada pergunta o usuário pode responder umas das opções: ótimo, bom, regular, ruim e péssimo.

No formulário da pesquisa há um espaço no qual pacientes pode fazer sugestões ou relatar sobre como foi o atendimento que recebeu. “Sou deficiente visual. A recepcionista e a profissional da equipe ‘posso ajudar’ me orientaram a chegar até a sala para realizar o exame. Atendimento nota 10, continue assim. Parabéns pelo tratamento humanizado”, escreveu no formulário a paciente de iniciais L.V.O. atendida em outubro. Sempre citado por usuários, o atendimento humanizado é a grande inspiração de toda equipe que, constantemente, participa de treinamentos oferecidos pelo Imed.

“Quero aqui externar minha mais profunda admiração pelo grau de excelência dos serviços prestados por essa unidade de assistência à saúde pública. Cumprimento todos os profissionais de todos os segmentos de atendimento pela dedicação, atenção, carinho e uma dose de amor”, escreveu a paciente L.S.A.

Reclamações e sugestões feitas no formulário da pesquisa aplicada pelo SAU ou em carta escrita a próprio punho são recebidas e encaminhadas aos setores envolvidos para soluções e melhorias. Aos pacientes é dado um retorno por telefone.

Deixe um comentário