Blog

HCN lança projeto pioneiro de usina solar entre hospitais em Goiás

Evento deu início à política de ESG do IMED e ainda contou com apresentação de grupo de dança quilombola, palestras, coffee sustentável e artesanatos locais O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) realizou o encerramento da 1ª Semana do Meio Ambiente nesta segunda-feira (5/6). O evento, que também comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, teve como tema a “Sustentabilidade nos Hospitais: Em busca do ESG”. A programação foi organizada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e o Instituto Federal de Uruaçu (IFG). A ação contou com palestras…

HCN participa de projeto de telemonitoramento da USP

A parceria foi feita por meio da indicação do HCN pela SES-GO e prevê monitoramento e discussão de casos obstétricos de risco, a fim de aprimorar o atendimento na unidade Promover o atendimento de qualidade ao usuário dos serviços públicos de saúde é o principal objetivo do projeto de telemonitoramento da Universidade de São Paulo – USP. Por meio do projeto, são escolhidas unidades de saúde em todo o país, que participam de encontros semanais com profissionais da universidade para discutir casos de gestantes internadas nos hospitais. O Ministério da Saúde ofereceu vagas no estado de Goiás e com a…

Novembro Azul: Hospitais do interior do Goiás farão mutirão para realização de exames preventivos

Hospitais estaduais de Trindade, Formosa e Uruaçu oferecerão exames de PSA, exame físico e ultrassonografia A luta pela conscientização da importância da prevenção do câncer continua o ano todo e agora é vez de o Novembro Azul mobilizar as unidades de saúde de todo o país em prol da saúde dos homens. Por isso, os Hospitais Estaduais de Trindade (Hetrin), Formosa (HEF) e Centro-Norte Goiano – unidades geridas pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) – irão oferecer exames de PSA, exame físico e ultrassonografia – essenciais para detecção de alterações que podem indicar câncer de próstata. As pessoas…

Hospital Estadual Centro-Norte Goiano realiza 1º Workshop de Forte Suspeita de Câncer na APS

O evento acontece em 9 de novembro e será aberto ao público O câncer é a segunda maior causa de mortes no mundo e, até 2030, deve ser a primeira. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil terá cerca de 625 mil novos casos da doença até o final de 2022.  A crescente magnitude do número de casos impõe a necessidade de expandir e aperfeiçoar ações estratégicas para controle, prevenção e diagnóstico precoce.   A rápida detecção da doença é um dos componentes da linha de cuidado prevista na Política Nacional de Prevenção e Controle do…

HCN utiliza videogame na reabilitação de paciente durante ação de humanização

Abordagem terapêutica que utiliza jogos faz parte do Dia do Desejo, iniciativa em prol da saúde dos pacientes internados no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano Pacientes em internação no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) contam com diversos projetos e ações de humanização, como abordagens terapêuticas disponíveis para tratamento. Entre elas está o Dia do Desejo, iniciativa da equipe de psicólogos e demais profissionais do HCN para realizar o desejo de pacientes internados na unidade. Internado na unidade há mais de 60 dias, Samuel Ferreira, de 14 anos, possui distrofia muscular de Duchenne, um distúrbio hereditário de fraqueza muscular progressiva.…

HCN realiza programação especial pelo Dia das Crianças

Atividade contou com a participação do grupo teatral Limpando o Olho, além de sessão de cinema e Pet Terapia para as crianças internadas no hospital O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) organizou uma semana de celebrações alusivas ao Dia das Crianças. A iniciativa, realizada entre os dias 13 e 14 de outubro, ocorreu com a participação do grupo teatral “Limpando o Olho”, com apresentação circense para as crianças internadas na unidade. O HCN realizou também sessão de cinema no auditório do hospital e de Pet Terapia, com os cachorros Otho e Pinga. A ação foi recepcionada com muita alegria…

HCN participa do projeto SEDUC Cerrado para plantio de mudas

Unidade recebeu os estudantes do CEPI Aeroporto, em Uruaçu, para ação de preservação e conservação do Cerrado O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) participou do projeto SEDUC Cerrado que visa a conscientização sobre a sustentabilidade. A unidade recebeu a visita de estudantes do Centro de Ensino de Período Integral, o CEPI Aeroporto, para plantio de mudas típicas do bioma Cerrado na área do hospital. Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer a parte externa do HCN e aprender mais sobre o cuidado com o meio ambiente. O momento contou com estudantes que se deslocaram até o HCN para realizar o…

Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano realiza evento sobre Setembro Verde

A fim de conscientizar sobre a doação de órgãos, a ação contou com palestras, teatro e apresentação de indicadores para os participantes O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) realizou evento sobre o Setembro Verde. A ação faz parte da campanha que busca sensibilizar toda a população sobre a importância da doação de órgãos. O evento ocorreu nesta terça-feira (27/9) e foi aberto ao público. Profissionais de diversos setores da unidade e representantes da saúde pública da cidade de Uruaçu também participaram. A iniciativa contou com palestras ministradas pela equipe do hospital, como a médica responsável técnica pelas UTIs adulto…

HCN promove palestras sobre doação de órgãos

A ação, direcionada a toda a população de Uruaçu e Entorno, será realizada na unidade no próximo dia 27 de setembro O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) realizará palestras, no próximo dia 27, a partir das 15h, para conscientizar e incentivar a doação de órgãos. Como parte da campanha Setembro Verde, o evento será aberto ao público e direcionado a toda a população de Uruaçu e municípios do Entorno. A ação visa o esclarecimento de dúvidas e a importância da doação. Profissionais das áreas técnica e assistencial do HCN, que atuam diariamente na comissão de doação de órgãos do…

Hospital Estadual Centro-Norte Goiano utiliza método do copinho para amamentação de recém-nascidos

Técnica consiste em promover alimentação segura para os bebês sem interferir no padrão de sucção O método do copinho, também conhecido por aleitamento por copo, consiste na administração de leite materno ou fórmulas lácteas a recém-nascidos que não se alimentam diretamente do seio materno. Essa técnica é indicada quando a mãe não está presente por conta de internação ou outros fatores, e também quando há dificuldade de pega ou sucção inadequada. O Hospital Estadual Centro-Norte Goiano, em Uruaçu, oferece esta modalidade de aleitamento às mães com apoio da equipe de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fonoaudiólogos treinados. “Toda nossa…

Ação conjunta entre HEF e HCN salva vida de gêmeas recém-nascidas

Isabela e Isadora foram transportadas de Formosa para Uruaçu com apoio do Corpo de Bombeiros e do SAMU O Hospital Estadual de Formosa (HEF) recebeu a paciente Cristiane Rodrigues, de 23 anos, em 30 de agosto de 2022. Grávida de gêmeas e em trabalho de parto, ela foi prontamente atendida pelas equipes assistencial e médica e encaminhada para o Centro-Obstétrico da unidade. Após cesárea, foi constatado que as recém-nascidas Isabela e Isadora precisariam de atendimento especializado de alta complexidade. Imediatamente, a equipe do HEF se mobilizou e realizou uma operação conjunta com o Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN) – referência…

HETRIN é o grande campeão do primeiro Rally da Saúde

Projeto reuniu profissionais dos Hospitais Estaduais de Formosa, Trindade e Centro-Norte Goiano O Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, foi palco de um dos maiores eventos de saúde já realizados pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – organização social que administra a unidade. No último sábado, 10 de setembro, profissionais do HCN e dos Hospitais Estaduais de Trindade (Hetrin) e Formosa (HEF), também geridos pelo IMED, participaram do Rally da Saúde, uma ação de aprendizagem dinâmica, descontraída e inovadora que visa a segurança no trabalho e do paciente. O evento contou com a presença do Secretário do Estado…

HCN promove treinamento sobre prevenção de infecção de sítio cirúrgico

Atividade contou com participação da equipe de colaboradores assistenciais do hospital O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN) promoveu, nos dias 23 e 24 de agosto, um treinamento sobre prevenção de controle de infecção de sítio cirúrgico. A capacitação foi direcionada para os colaboradores da equipe assistencial da unidade para reforçar os protocolos de prevenção. Durante o treinamento, a equipe do SCIH explicou a necessidade do cumprimento das medidas de segurança para prevenir infecções como a de corrente sanguínea, associada a um cateter e a urinária, associada à sonda. As instruções foram dadas…

HCN realiza Roda de Conversa sobre Aleitamento Materno

Em referência ao Agosto Dourado, a ação contou com palestras de profissionais do HCN para os participantes no auditório O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) realizou uma rodada de conversa sobre Aleitamento Materno. A ação faz parte da campanha Agosto Dourado, que conscientiza gestantes, lactantes, puérperas e toda população sobre a importância da amamentação. Com apresentação de Marcelo Ramos, gerente assistencial do HCN, o evento ocorreu na última quinta-feira (18) e foi aberto ao público. Profissionais de diversos setores da unidade e pacientes da Ala Obstétrica também participaram do bate papo. A iniciativa contou com palestras ministradas por profissionais…

Hospital Municipal da Brasilândia vacina colaboradores contra a gripe

Campanha terá duração de 7 dias e imunização protege contra 3 cepas do vírus O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) promove até o dia 30 de maio a campanha de vacinação contra a gripe para colaboradores e terceirizados.  Os trabalhadores da saúde são prioridade no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e as doses são disponibilizadas na própria unidade pela Prefeitura de São Paulo. A vacina utilizada é trivalente, que protege contra os principais vírus em circulação no Brasil. O imunizante também está disponível nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nas AMAs/UBSs Integradas…

HCN é reconhecido como referência no tratamento contra o câncer pelo Ministério da Saúde

Centro de Oncologia da unidade, primeiro da rede estadual, é habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do Governo de Goiás em Uruaçu, acaba de alcançar mais um marco que o consolida como referência no tratamento oncológico: o hospital é a primeira unidade estadual a ser reconhecida e credenciada pelo Ministério da Saúde (MS) como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), através da portaria nº 3.575. O reconhecimento é fruto do trabalho árduo de inúmeros profissionais que incansavelmente se dedicam a transformar o cenário da saúde…

Conheça Caren: inteligência artificial usada para melhorar diagnósticos de recém-nascidos

HCN em destaque na assistência à recém-nascidos! A ferramenta de Classificação de Atenção ao Recém-Nascido – CAREN é uma inteligência artificial que visa informar e orientar sobre o nível de cuidado necessário para os bebês, reduzindo o risco de mortalidade infantil, garantindo que os recém-nascidos recebam os cuidados adequados e personalizados para suas necessidades específicas. Em outubro de 2023, o projeto piloto foi iniciado no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás em Uruaçu. Desde então, 539 recém-nascidos na unidade já foram avaliados pela inteligência artificial Caren, que proporciona auxílio na tomada de decisões e priorização…

HCN realiza mais de 150 mil atendimentos à população goiana no primeiro trimestre de 2024

Unidade do governo de Goiás é referência em casos de média e alta complexidade e conta com o primeiro Centro de Oncologia da rede estadual Conhecido como Gigante do Norte, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, faz jus ao apelido: realizou, somente no primeiro trimestre de 2024, mais de 150 mil atendimentos humanizados à população dos 60 municípios que integram a macrorregião do centro-norte do estado. Referência em casos de média e alta complexidade, o hospital administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED se destaca pelo seu perfil assistencial em oncologia, traumatologia e gestação…

HCN recebe quase 3 mil elogios no período de um ano

Os principais elogios são direcionados ao atendimento humanizado e acolhedor oferecido aos pacientes O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás em Uruaçu, recebeu um total de 2.954 elogios por meio da Ouvidoria e Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) no período de 12 meses. Os dados reforçam o compromisso contínuo do hospital em proporcionar um atendimento de qualidade e humanizado para a população dos 60 municípios que integram a macrorregião do centro-norte do estado. O relato recebido pela Ouvidoria do HCN da acompanhante Sonia Alves dos Reis, que esteve na unidade junto com seu pai…

HCN recebe visita técnica da SES-GO e é elogiado pela qualidade dos serviços de Engenharia Clínica

Setor de engenharia clínica da unidade foi avaliado e alcançou um índice de conformidade com mais de 93% Recentemente o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás em Uruaçu, recebeu uma visita técnica da Coordenação de Engenharia Clinica (CEC) da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) para avaliação do setor de Engenharia Clinica do hospital. Durante a avaliação, foi constatado que o setor de engenharia clínica do HCN alcançou 129 pontos de um total de 138, o que corresponde a um índice de conformidade de 93,48%. O setor atua em toda a gestão de…

HEF reforça orientações para rede de apoio, promovendo a saúde materna e auxiliando no pós-parto

A Rede de Apoio fortalece laços comunitários para uma maternidade saudável e pós-parto eficaz Informações de qualidade disponibilizadas à rede de apoio de uma mãe puérpera e seu recém-nascido desempenham um papel fundamental em garantir um ambiente de cuidado e apoio adequados. O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do Governo de Goiás, administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, investe esforços contínuos em informar e instruir mães e acompanhantes sobre os primeiros cuidados com o bebê e orientações precisas sobre nutrição, descanso e autocuidado das mamães, para tornar o puerpério um momento mais leve e tranquilo.…

Abril é mês de conscientização sobre segurança do paciente

Colaboradores das unidades hospitalares administradas pelo IMED participam de ações que mostram a importância de seguir protocolos e metas internacionais Durante o mês de abril as unidades hospitalares administradas pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, em Goiás e São Paulo, realizaram campanha educativas com colaboradores, médicos e profissionais de saúde, para reforçar a conscientização sobre as seis metas internacionais de segurança do paciente e os protocolos adotados pelo Instituto para garantir a excelência na prestação do serviço e na qualidade do atendimento. As metas foram adotadas no Brasil em 1º de abril 2013, por meio da Portaria 529,…

Hetrin é recertificado como acreditado Pleno Nível 2 da ONA

Hospital passou pelo primeiro ciclo de recertificação e cumpriu todos critérios de padrões de qualidade e segurança O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás, passou pelo seu primeiro ciclo de recertificação de nível 2, atendendo aos padrões e requisitos de segurança do paciente, gestão integrada e excelência em gestão. Referência em atendimentos na cidade e região, consolidou a excelência do trabalho que presta à população ao se manter com o segundo nível do certificado de qualidade concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como Acreditado Pleno. O segundo nível do modelo…

Hospital Municipal da Brasilândia treina 105 pessoas para conter incêndios

Equipe do hospital passou pelo curso intermediário que durou dois dias com conteúdo teórico e experimento prático A Brigada de Incêndio do Hospital Municipal da Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, tem mais de uma centena de colaboradores e todos estão orientados para agir rapidamente. No início de abril (dias 4 e 5), a turma de 105 pessoas, passou pelo treinamento intermediário para reforçar a segurança do trabalho. O conteúdo incluiu rotas de fuga, como ajudar os demais colegas e usuários que estejam nos andares, sabem manejar os equipamentos extintores e mangueiras, além de como se comportar para evitar…