Campanha arrecada frascos de vidro para bancos de leite humano

Campanha arrecada frascos de vidro

O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), organização social sem fins lucrativos, está lançando nesta semana a campanha ‘Precisa-se de um frasco de vidro’ para arrecadar potes de vidro que serão doados a dois bancos de leite humano, um em São Paulo e outro em Manaus (AM). Os frascos são usados para armazenar o leite materno e facilitar o transporte para as maternidades. O leite materno doado por mulheres em fase de amamentação alimenta e ajuda a salvar a vida de bebês prematuros.

Serão aceitos somente frascos de vidro, com tampa de plástico rosqueável e capacidade para armazenar entre 200 e 500 ml. As doações podem ser feitas até o dia 4 de agosto em São Paulo e 8 de agosto em Manaus. A campanha em prol da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que vai do dia 1º ao dia 7 de agosto, foi idealizada pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) do Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, administrado pelo Imed em Manaus (AM).

“Este ano, a semana de aleitamento está relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Amamentar é desenvolvimento sustentável. O aleitamento materno desde a sala de parto, exclusivo e em livre demanda até o sexto mês é necessário para o bom desenvolvimento da criança, além de também trazer benefícios para a mãe. Realizando esta campanha de doação de frascos estamos incentivando a amamentação”, disse a líder do GTH, Cássia Kellen.

Banco de leite humano

Os frascos arrecadados em Manaus serão entregues para o Banco de Leite Humano da Maternidade Ana Braga, no São José, Zona Leste. A unidade usa, em média, 500 frascos por mês e conta com 1.165 doadoras cadastradas. Este ano, a maternidade já atendeu mais de 947 crianças. “Recebemos muito bem essa campanha que vai arrecadar frascos, mas, também, conscientizar mães para se cadastrarem como doadoras e assim, aumentar o volume de leite e os indicadores de aleitamento materno no estado”, disse Elizabeth Hardman, coordenadora do Banco de Leite.

Para entrar em contato com o Banco de Leite Humano da Maternidade Ana Braga, há o Disque Amamentação (92 3647-4234 ou 3647-4235) que funciona de segunda a sexta, de 7h as 18h.

Em São Paulo, os frascos arrecadados serão doados para o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, na zona leste da capital. A enfermeira Sonia Cristina de Souza, que trabalha no banco de leite da unidade destacou a importância do aleitamento materno: “A criança gera uma grande expectativa na mulher, que por sua vez, precisa estar ciente que a amamentação é o próximo passo no desenvolvimento do bebê.”

Amamentação

Para a enfermeira, o apoio da equipe médica, de enfermagem, além da família, são imprescindíveis para o sucesso da amamentação. “Se a mãe não tiver apoio, a amamentação não vinga. Por isso, ela precisa estar bem acolhida e bem amparada. Nesta fase surgem muitas dúvidas a respeito da capacidade nutritiva do próprio leite, de saber se o bebê está devidamente alimentado. A família precisa reconhecer que este momento é importante”.

No caso de bebês prematuros, os bancos de leite são fundamentais para assegurar a nutrição e o desenvolvimento dos recém-nascidos. “O bebê prematuro precisa muito do leite materno. Nem sempre a mãe está em condições de amamentar, seja porque o leite ainda não desceu ou devido a um parto difícil, e muitas vezes os bebês não podem ser alimentados diretamente, que o caso dos que ficam internados na UTI neonatal. Nestes casos, o leite passa a ser uma espécie de remédio, principalmente o colostro, que aquele primeiro leite produzido após o parto, rico em proteínas, água e gorduras essenciais.”, completou Sonia.

Pontos de coleta:

– Sede do Imed em São Paulo – Rua Itapeva, 202, 3º andar – Bela Vista, São Paulo/SP

– Recepções do PS Delphina Aziz – Avenida Torquato Tapajós, s/n – Colônia Terra Nova, Manaus/AM

– Escritório do Imed – Avenida Djalma Batista, 3.000 (edifício Amazon Flat, sala 37) – Manaus/AM

Deixe um comentário