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Hábitos mais eficientes

Dormir é um dos hábitos mais eficientes para melhorar a saúde
26 OUTUBRO 2015

Uma noite mal dormida pode representar indisposição, cansaço e dor de cabeça no dia seguinte. Travesseiro errado, colchão inadequado e até a posição de como você dorme podem interferir no sono e saúde da coluna.

Segundo a coordenadora da Fisioterapia do Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na Zona Norte, Fernanda Marques, dormir é um dos hábitos mais eficientes para melhorar a saúde. O PS Delphina Aziz é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

“Dormir fortalece a memória, ajuda a controlar a hipertensão e o diabetes, diminui riscos de doenças cardiovasculares, previne a obesidade e a depressão e até mesmo melhora a pele”, explicou Marques.

Um erro comum, segundo ela, é dormir sem travesseiro, porque força a região cervical e lesiona os músculos do pescoço. “Sabemos que o ideal é manter a posição do pescoço o mais reta possível, sendo assim travesseiros muito altos também não são indicados, pois podem causar dores no pescoço e até estirar a musculatura. Ao usar o travesseiro, o queixo não pode tocar no peito", orienta.

É muito difícil manter-se em uma única posição durante o sono. Fernanda destaca que dormir de barriga para cima piora a respiração, ao provocar o estreitamento da via aérea. “A posição causa ronco e facilita problemas respiratórios como a apneia. Apesar de aliviar a tensão nas articulações, como no ombro, pode, ainda, prejudicar a coluna”, disse.

Dormir de bruços pode ser a pior posição para o sono, ressalta a fisioterapeuta. “A posição força todas as curvaturas da coluna, e a pessoa vira o pescoço de lado, quase que torcido, e pode gerar uma lesão na cervical. É uma noite desconfortável, porque o travesseiro obstrui a respiração, e o sono pode não ser reparador. Precisamos de um sono profundo, e com a má postura, a pessoa acaba não descansando."

A posição fetal, todo enrolado como uma bola, com os joelhos dobrados e seu queixo inclinado para baixo pode até ser confortável, mas pode causar problemas em suas costas e pescoço, por forçá-los. O encurvamento extremo da posição fetal pode restringir também a respiração profunda, orienta Marques.

Posição adequada

“A melhor posição para dormir é a de lado e para melhorar podemos colocar um travesseiro fino entre as pernas, pois além da posição lateral alinhar toda a coluna, o uso do travesseiro evita o contato entre os joelhos e, diminui a torção do quadril, ajudando a relaxar a musculatura lateral da coxa”, pontua Marques.

Dormir na posição incorreta pode tencionar as articulações, prejudicar a coluna e em casos mais graves, dormir de forma errada pode gerar até hérnias de disco. Portanto, colchão, travesseiro e alongamento adequados são fundamentais na prevenção de problemas.

Colchão

Escolher errado um colchão pode causar indisposição, cansaço e até dores de cabeça. “O colchão deve ser o que melhor acomoda seu corpo e que mantenha sua coluna reta. Deve ser firme, porém não duro”, pondera.

Pronto-Socorro

O Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade da Susam, está localizado na zona Norte de Manaus e atende a cerca de 14 mil pacientes por mês. Entre os serviços prestados pelo Pronto-Socorro estão o atendimento de urgência e emergência em Pediatria; o atendimento de urgência e emergência em adultos, com especialidades em Clínica Médica e Cirurgia Geral; e exames laboratoriais, de Imagem Raios-X, Eletrocardiograma e Ultrassonografia.

O PS Delphina Aziz é administrado pela Organização Social Imed – Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento, uma Organização Social (OS) sem fins lucrativos que se destaca na prestação dos serviços de saúde destinados à população.


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