Hetrin realiza mais de 200 cirurgias em março

Somente no primeiro mês após retomada dos procedimentos cirúrgicos, a unidade atendeu uma grande demanda reprimida junto à população

Referência para a população de Trindade e entorno no atendimento de diversas especialidades em urgência e emergência, o Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), realizou 225 procedimentos cirúrgicos só no mês de março. Esse tipo de atendimento tem promovido melhorias na saúde de toda a população, o que beneficia também adolescentes como Ivaneska Pabliny Pereira de Oliveira, 16 anos, diagnosticada com Exérese de Cisto Sacrococcígeo.

A estudante descobriu o cisto em 2018 após se queixar para a mãe que estava sentido fortes dores na região sacral e do cóccix, no final da coluna vertebra, e apresentar sintomas de febre alta.  Durante certo período, Ivaneska seguiu com o tratamento em casa, mas, com o passar do tempo, foi necessária uma intervenção cirúrgica. Após consulta, a paciente foi encaminhada para o Hetrin e recebida pela equipe de saúde, onde iniciou os preparativos da cirurgia que ocorreu na unidade em 23 de março.

Para a cabelereira Luciene Pereira da Silva, de 43 anos, mãe da adolescente, a cirurgia proporcionou uma melhor qualidade de vida para a filha que já sofre há algum tempo com as dores causadas pelo cisto. “Era muito difícil ver ela sofrendo com as dores, agora que ela fez a cirurgia é cuidar para ter um bom pós-operatório para que se recupere e siga a vida de forma normal e tranquila”, diz.

De acordo com a médica especialista em Coloproctologia, Cristiany Almeida Barros, esse problema é comum entre os jovens e é preciso ficar atento a alterações e dores fora do normal. “Esse tipo de cisto pode apresentar alguns sintomas como dor, dificuldade ao sentar, região inflamada, febre, vermelhidão e aumento de volume da região. É importante que alterações como essas não sejam negligenciados. Os jovens devem manter checkup anual da saúde para prevenção de problemas”, aconselha a médica.

A diretora da unidade Vânia Fernandes, reforça o compromisso que a unidade tem com a população. “Nossa unidade está preparada para acolher os pais e os adolescentes para sanar qualquer dúvida em elação a saúde, é preciso que os jovens se cuidem, que façam acompanhamento médico para ter uma melhor qualidade de vida e evitar problemas futuros”, finaliza.

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br

Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br

Deixe um comentário