Hospital Estadual São Luís de Montes Belos realizou mais de 10 mil tomografias computadorizadas em 2021

HESLMB-tomografia

Unidade chegou a fazer mais de 100 exames no mesmo dia

O Hospital Estadual São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB), unidade da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), realizou 10.633 tomografias computadorizadas em 2021. Nos meses de março, maio, junho, julho e agosto, foram mais de 1.000 exames por mês, tendo o seu auge em março, quando contabilizou 1.350. Esse número já foi superado em fevereiro deste ano, quando chegou a 1.352 tomografias efetuadas.

A tomografia computadorizada é o exame de diagnóstico por imagens. O tomógrafo, equipamento com radiação ionizante, mostra com altíssima precisão os órgãos internos para identificar possíveis lesões, traumas, acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias entre outros.

O técnico em radiologia Rubens Sendon Júnior, que cuida com muito cuidado e carinho da sala de tomografia, bem como dos pacientes que fazem o exame, reforça a importância do equipamento para a população. “Temos um equipamento de última geração e alta qualidade. Com ele, nossos pacientes conseguem diagnósticos mais rápidos e eficazes”, avalia.

Primeira tomografia pública e rápida da cidade

O técnico em Radiologia explica que o exame leva de dois a três minutos para ser realizado. Para o paciente conseguir o laudo, o médico pode estar junto com o técnico na sala de tomografia ou dispor da telemedicina. “No momento em que o exame chega para o médico, são duas horas para o laudo, no máximo. Temos a primeira tomografia pública da cidade e o paciente tem o resultado em um tempo muito breve o que pode ajudar no tratamento”, complementa o técnico.

“O hospital tem sido muito eficiente. No auge da pandemia, chegamos a realizar mais de 100 exames no mesmo dia”, pontua Sendon Júnior. Ele ressalta que com a infraestrutura da unidade, o paciente é atendido, faz os exames e sai com diagnóstico para começar o tratamento. “Essa agilidade significa melhoria na qualidade de vida das pessoas”.

Facilidade e qualidade de vida

A instalação de um tomógrafo no HESLMB foi um marco na história do hospital, uma vez que a vida da população, dos médicos e profissionais da saúde melhorou substancialmente. Para a diretora do HESLMB, Minéia Teixeira, o tempo é um fator decisivo para a maioria das patologias graves.

“Quanto mais rápido o diagnóstico, mais rápida será a intervenção e dispor desse serviço no hospital acelera o processo do tratamento e recuperação dos pacientes”, destaca. “Eles não precisam se deslocar até outras cidades para realizar o exame, uma comodidade que o HESLMB, por meio do SUS, proporciona à população”, conclui.

(Texto e fotos: Yasmin Bernardes/Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de São Luis de Montes Belos)

Deixe um comentário