Hospital Regional de Formosa realiza ações para chamar a atenção do Outubro Rosa

Outubro é o mês que ficou conhecido na área da saúde como Outubro Rosa. Isso porque, é nessa época do ano que as campanhas de alerta sobre o câncer de mama ganham força. E não poderia ser diferente visto que, no Brasil os números são realmente preocupantes. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2020 a 2022, cerca de 66.280 novos casos de câncer de mama surgirão.

O Hospital Regional de Formosa (HRF) administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) várias ações voltadas para o alerta em relação ao Outubro Rosa. “O objetivo é informar colaboradores, pacientes e familiares acerca dos cuidados, dos sintomas e, principalmente, da prevenção”, diz Vânia Fernandes, diretora da unidade.

Outubro Rosa

Para chamar a atenção da população, a fachada do HRF foi decorada com iluminação na cor rosa. Na parte interna das instalações, cartazes informativos foram fixados. Além disso, banners digitais foram distribuídos por meio de mensagens de aplicativos para todos os colaboradores.

Comunicados internos sobre os sintomas, sinais e prevenção da doença estão sendo compartilhados com os profissionais da saúde. A iniciativa visa atingir os homens também, uma vez que eles podem ser portadores da mensagem de alerta para irmãs, esposas, mães e filhas.  

É importante que a população seja informada de que a doença é causada pela multiplicação desordenada de células mamárias. O processo gera células anormais que formam um ou mais tumores. Os sintomas mais comuns, principalmente, nas fases iniciais são nódulos (caroços) fixos e geralmente indolor, pele da mama avermelhada, pequenos nódulos nas axilas ou pescoço e alteração no mamilo.

Prevenção

O ideal é que todas as mulheres façam os exames de rotina para prevenção e para que o tratamento, caso necessário, comece cedo. O autoexame é uma maneira eficaz de detectar qualquer alteração nas mamas, mas não exclui a mamografia periódica realizada nos centros hospitalares.

Diante de qualquer dúvida, o melhor é procurar um ginecologista. Entre as sugestões de prevenção estão as práticas esportivas, alimentação saudável, além de evitar o consumo excessivo de bebidas alcóolicas e hormônios sintéticos.

Sobre o HRF

O Hospital Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe um comentário