HRSLMB realiza ações de conscientização durante a campanha Novembro Azul

O mês de novembro, que ficou nacionalmente conhecido pelas campanhas de prevenção e combate ao câncer de próstata, ganhou destaque nas ações promovidas pelo Hospital Regional São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Lando (HRSLMB).

Seja pela fachada colorida em tons azuis ou pelos cartazes afixados nas paredes do hospital alertando para a doença, é possível identificar a importância e o alerta sobre o tema. Além disso, os profissionais do HRSLMB também receberam durante todo o mês, via mensagem virtual, peças informativas com dados sobre a doença.

Na última terça-feira (24), o médico urologista Dainer Domingues Pereira ministrou uma palestra para os colaboradores da unidade hospitalar sobre a importância da prevenção e do autocuidado e reforçou os principais sintomas e sinais do câncer de próstata. 

“O objetivo dessas ações é reforçar a necessidade dos exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens”, afirmou Éder Souza, diretor da unidade.  

Novembro Azul

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, cerca de 75% dos casos de câncer de próstata ocorrem a partir dos 65 anos. No entanto, quanto mais cedo o homem consegue diagnosticar a doença, maiores são as chances de cura ao longo do tratamento.

Portanto, atuações como iluminar a fachada do HRSLMB com a cor azul, que remete à campanha de conscientização, foi determinante para chamar a atenção não só dos visitantes da unidade hospitalar como também de toda a população da cidade.

De acordo com último censo do IBGE, a cidade de São Luís de Montes Belos tem pouco mais de 30 mil habitantes. Destes, cerca de 49% são do sexo masculino e 25% tem entre 40 e 59 anos. Dessa forma, a unidade hospitalar reforçou a importância da campanha Novembro Azul para atingir esse percentual grande da população que é mais vulnerável a doença.

Autocuidado salva vidas

A próstata é uma glândula presente exclusivamente no organismo masculino. Ela está localizada na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e à frente do reto. É responsável por produzir uma parte do sêmen e pode levar muitos anos para manifestar qualquer alteração. Um dos sinais iniciais de que esse órgão está comprometido é dificuldade de urinar e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Os banners digitais distribuídos por meio de mensagens de aplicativos para todos os colaboradores alertando sobre os sintomas visa a prevenção da doença e a ampliar o conhecimento e o autocuidado dos homens da unidade hospitalar.

O Hospital Regional São Luís de Montes Belos está preparado para fazer os exames que detectam alteração na próstata: o de dosagem do PSA (antígeno prostático específico) ou toque retal.

Deixe um comentário