Imed arrecada mais de 600 livros infantis em campanha em prol do Dia Mundial do Livro

Por conta do Dia Mundial do Livro, comemorado neste sábado (23), o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) promoveu a campanha Doe livros, compartilhe conhecimento. Ao todo, foram arrecadados 634 livros infantis em 16 dias.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 13 milhões de analfabetos totais e 27% da população brasileira é classificada na categoria de analfabetos funcionais (aqueles que sabem identificar letras e números, mas não têm a habilidade de interpretar textos e realizar operações matemáticas). Os números são alarmantes tento em vista que os analfabetos totais representam 8,7% da população.

O material arrecadado foi doado nesta quinta-feira (20) à Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC), em São Paulo, e para a biblioteca de uma escola pública de Manaus (AM), região de atuação do Instituto. O Imed administra o Pronto-Socorro (PS) do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na zona norte de Manaus, desde a inauguração, em junho de 2014. A unidade de saúde é vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam-AM) e atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desenvolvimento social

A atuação do Imed busca o desenvolvimento social, com apoio à educação e à cultura. Para Manoel Moreira, diretor do Imed, a iniciativa contribui para o desenvolvimento social da sociedade. “O Instituto se propõe a executar projetos ligados à cidadania e à dignidade das pessoas. A campanha vem de encontro com esses objetivos e ela é relevante e atual, já que propõe a valorização dos livros impressos em um momento em que as novas tecnologias vêm transformando nossa forma de ler.”

“Fiquei surpresa com o sucesso da ação, não esperava toda a repercussão que a campanha ganhou. Ainda há muito a ser feito, isso é só o começo.”, disse Maria Caroline Dias Lazarini, colaboradora do Imed.

“Foi com alegria que recebemos a notícia de que fomos escolhidos pelo Imed para esta doação, que será de grande ajuda para a associação”, disse Michel de Carvalho, coordenador de projetos e marketing da AACC. A organização, sem fins lucrativos, que oferece gratuitamente hospedagem, alimentação, transporte, assistência social, tratamento psicossocial e existencial a crianças com câncer e suas famílias que moram longe de São Paulo. Segundo Carvalho, a associação possui capacidade para acolher 72 pessoas e a taxa de ocupação gira e torno de 60 a 70%.

AACC

A AACC recebe pacientes de todo o Brasil, principalmente das regiões Nordeste, Norte e Sul, em busca de tratamento na capital paulista, conhecida como o maior centro de tratamento de câncer do país. O foco é atender crianças e adolescente até 18 anos. A associação tem planos de construir um hospital oncológico anexo à casa de tratamento para atender a demanda. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, faltam 1.500 leitos para tratamento de câncer.

Em Manaus, os livros foram para o acervo da biblioteca da Escola Municipal Professor Raimundo Almeida Lúcio, localizada na zona norte da cidade. A entrega oficial foi realizada pelo diretor administrativo do PS Delphina Aziz, Remídio Vizzotto Jr., acompanhando pelo grupo de líderes da unidade.

Para o diretor do Delphina, a campanha superou as expectativas: “É uma honra fazer uma ação social na qual você enxerga nitidamente os benefícios, que não será só para a comunidade, mas para todas as crianças que frequentam a escola hoje e no futuro. Outra coisa é o engajamento dos funcionários e da população, que ficou sabendo da campanha através da mídia e aderiu. Ficou claro que pequenas ações podem dar grandes frutos. Que todos os funcionários se sintam parte disso e sejam multiplicadores da ação.”

A gestora da Escola Raimundo Almeida, Elissandra de Andrade destacou a importância da doação para a formação dos alunos. “Tínhamos o espaço, mas não este acervo que foi doado pelo Imed. Será possível realizar atividades diferenciadas e incentivar nossos alunos a desenvolver uma visão crítica da sociedade”. A Escola Raimundo Almeida conta com 1,3 mil alunos com turmas que vão do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Deixe um comentário