Março Azul-Marinho: mês de prevenção do câncer colorretal

Imagem ilustrativa da campanha Março Azul-Marinho: laço azul com o texto ‘Mês de prevenção do câncer colorretal’

HCN conta com Centro de Oncologia da rede de saúde estadual para ajudar no combate à doença

Você sabia que o câncer de cólon e reto, também conhecido como câncer de intestino, é um dos tipos de tumor mais comuns no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA)? Na intenção de alertar sobre essa doença, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) realiza, durante todo este mês, a campanha Março Azul-Marinho, com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção, os sintomas e o tratamento desse tipo de câncer.

O HCN conta com o primeiro Centro de Oncologia da rede de saúde estadual de Goiás e possui uma equipe de especialistas multiprofissionais, oferecendo serviços de diagnóstico e tratamento gratuito para pacientes com suspeita de câncer.

“A campanha Março Azul-Marinho é de extrema importância pois o câncer colorretal é o 3º colocado em número de mortes por câncer. Mas, apesar da alta prevalência, é considerável curável nos estágios iniciais e apresenta boa resposta ao tratamento, o que justifica incentivarmos a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce. Se o câncer colorretal for diagnosticado em estágio inicial, as chances de cura podem exceder 90%”, ressalta a médica e responsável técnica pelo Centro de Oncologia do HCN, Dra. Thalita Celiac.

O câncer colorretal origina-se no intestino grosso (também chamado de colón) e no reto, região final do trato digestivo. Na maioria dos casos, ele afeta pessoas a partir dos 50 anos e o risco tende a aumentar com o avanço da idade. No entanto, casos do tumor também estão aumentando entre os mais jovens, segundo estudo publicado na revista científica CA: A Cancer Journal for Clinicians.

A unidade do Gigante do Norte realiza o tratamento oncológico do início ao fim de forma gratuita, seguindo os princípios do SUS, atendendo pacientes com biópsia confirmada e também aqueles que precisam realizar o diagnóstico, além das pessoas que estão na etapa de cuidados paliativos.

O ambulatório do HCN conta também com oncologista presente de segunda à sexta-feira, atendendo toda população da região norte do estado de Goiás.


Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano

Victor Weber – victor.weber@ecco.inf.br

Deixe um comentário