Ações educativas, comunitárias, de responsabilidade social e campanhas de saúde pública são práticas incentivadas pelo IMED. As unidades de saúde tem autonomia para propor ações e elas acontecem de várias formas.

Para colaboradores existem o programa de treinamento e capacitação profissional conhecido como Jeito IMED de Atender, que promove lideranças, humanização e compliance. Para os pacientes são permanentes as campanhas que vão de doação de mantimentos a itens de higiene e enxoval de bebês.

Para a comunidade há a parceria estabelecida com o Movimento Vai Valer a Pena, de prevenção ao uso de drogas e álcool. Por meio de palestras, ações educativas e vídeos a mensagem de cuidado e acolhimento chega aos moradores onde estão as unidades de saúde. É um trabalho que vai ao encontro da proposta de promover a saúde pública.

Nas diversas regiões onde o IMED está os gestores mantém contato com os bancos de sangue e promovem campanhas conjuntas com os Hemobancos estaduais, cedendo espaço, organização e divulgando as ações.

Os empresários e líderes comunitários são convidados a conhecer os gestores das unidades e têm ali o início de uma relação de informação e ajuda mútua. O modelo de gestão transparente incentiva a participação deles em parcerias para ações e doações.

Algumas ações:

FESTA JUNINA PARA INTEGRAR PACIENTES DE SAÚDE MENTAL

Os pacientes da saúde mental participaram da festa caipira organizada pela equipe de profissionais do IMED, com o apoio dos residentes do curso de enfermagem da UNIFENAS/MG.O evento foi marcado pela alegria e atividades de integração das famílias e comunidade atendida pela unidade de saúde.. Estes momentos são de extrema importância para os pacientes da saúde mental, pois proporcionam reinserção social, além de garantir os direitos dos pacientes à qualidade de vida e a possibilidade de exercer a cidadania. 

DOAÇÃO DE SABONETE E ÁLCOOL

O Hutrin recebeu uma doação de 350 quilos de sabonete líquido antibacteriano e 40 quilos de álcool gel 70% para aumentar o estoque de produtos de higiene, indispensáveis para barrar o coronavírus. Os estoques do hospital estavam bons, mas o reforço chega em boa hora já que mais dispensadores de produtos foram espalhados pela unidade de saúde e está à disposição de todos. A doação veio do Biocap, um dos maiores laboratórios de cosméticos do interior de Goiás, de propriedade de Fernando Roriz Borges que posou para a foto junto com duas colaboradoras: Marinete Sousa Oliveira e Núbia Ribeiro. Todos moram em Trindade.

INAUGURAÇÃO PARA A COMUNIDADE

IMED, responsável pelo gerenciamento das unidades dos Postos do PSF – Programa de Saúde da Família, CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, Serviços Residenciais Terapêuticos e do Centro de Convivência de Alfenas (MG) coordenou a reforma de uma unidade e chamou a comunidade para a inauguração. Numa festa com várias atividades recreativas, corte de cabelo, pintura facial, além de distribuição de pipoca e algodão doce, e pula-pula para as crianças os moradores ficaram conhecendo as melhorias da PSF Recreio Vale do Sol.

DOAÇÃO DE SANGUE

Em abril de 2020 o Hutrin, em parceria com o Hemocentro de Goiás, abriu espaço para doação de sangue. Quase 70 pessoas se cadastraram pelo telefone do hospital para doar sangue na unidade móvel que ficou na entrada do hospital das 8h às 16h. Os doadores não enfrentaram fila. E na tenda montada para atendimento esperaram a uma distância segura de dois metros até serem chamados para a entrevista de cadastramento e o exame inicial, antes de passar pelo procedimento que dura cerca de 20 minutos. Tudo feito rigorosamente de acordo com os cuidados de isolamento necessários para evitar riscos de contágio por Covid-19.

NATAL NO HOSPITAL ZONA NORTE

A três dias do Natal, pacientes e acompanhantes do Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte foram surpreendidos pelo coral formado por colaboradores da unidade que cantaram músicas natalinas. As crianças receberam presentes, um kit com escova de dente e creme dental e orientações para fazer a escovação de forma correta.

Os colaboradores estão realizando a campanha “Seja o Papai Noel de uma Criança” para arrecadar presentes para quem vive em situação de vulnerabilidade social nos abrigos Monte Salém e Nacer. Quem deseja ajudar esses abrigos pode participar da campanha doando roupas em bom estado de conservação, alimentos não perecíveis e material escolar, de higiene e limpeza.

DELPHINA AZIZ RECEBE FLOREANDO A VHIDA

Como parte da cultura de humanização no atendimento ao paciente, o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Rinaldi Abdel Aziz, zona Norte, recebeu o Floreando neste sábado, 10. Pelo projeto, crianças e adolescentes com HIV são estimulados a cuidar de plantas ornamentais e, dessa forma, passam a cuidar, também, da própria saúde colaborando com tratamento da doença. O jardim do Delphina Aziz recebeu 200 mudas que foram plantas pelos pacientes assistidos pela Casa Vhida, realizadora do projeto.

O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), responsável pela gestão do Delphina Aziz, apoia a ação. “Essas crianças merecem nosso apoio. Para nós é uma honra receber esse projeto. É magnífico o trabalho realizado no Amazonas pela Associação de Apoio à Criança com HIV, a Casa Vhida. O altruísmo em prol dessas crianças, em especial a assistência social e de saúde, é de extrema relevância a saúde delas. Estamos felizes”, disse Marcos Silveira, gerente da Unidade de saúde.

A diretora-presidente da Casa Vhida, Solange Dourado de Andrade, disse que muitas portas, infelizmente, se fecham para as crianças com HIV e que o projeto Floreando a Vhida, além de inserir as crianças na comunidade, busca reduzir todo e qualquer preconceito. “Agradecemos a parceria”.