Projeto “Cine Interação” muda a rotina de pacientes internados no Hospital Estadual de Formosa

Cine Interação HEF

Ações de atendimento mais humanizadas são colocadas em prática todos os dias na unidade

O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), conta com mais um projeto de humanização na unidade, o Cine Interação. A iniciativa proporciona aos pacientes e acompanhantes momentos de entretenimento dentro do ambiente hospitalar, além de colaborar para que haja agilidade na recuperação e reabilitação do paciente. Todas as enfermarias são equipadas com televisores smart para que eles tenham acesso à plataforma de filmes para todos os públicos.

O Cine Interação faz parte das ações humanizadas do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), responsável pela gestão da unidade estadual de Formosa. O objetivo é pensar sempre no cuidado e acolhimento ao paciente.

O projeto teve início neste ano e foi desenvolvido pelo enfermeiro do HEF, Yorran Brito. O Cine Interação tem o enfoque terapêutico de minimizar o estresse da internação, melhorar a rotina dos pacientes e contribuir com a qualidade de vida dentro do hospital, além de propiciar um ambiente hospitalar com atendimento humanizado para melhorar, ainda mais, o bem-estar dos pacientes e acompanhantes.

Humanização e bem-estar

“O projeto Cine Interação promove integração entre a equipe e o paciente, proporcionando humanização e bem-estar. Por algumas horas, a mente se desliga da internação e do tratamento, e relaxa numa reflexão escolhida. O paciente exercita mecanismos de adaptação, melhora seu desempenho e até recupera a capacidade de motivação. Sem dúvidas, esse projeto colabora com o plano terapêutico do paciente”, explica Luanna Marques, psicóloga do HEF.

Segundo a psicóloga, muitas vezes, os dias são prolongados de internação onde o paciente se sente isolado da família, entediado e distante de sua realidade. “Uma mente ociosa pode causar conflitos emocionais, humor deprimido, insatisfação e, consequentemente, a recuperação será difícil e mais prolongada”, observa ela.

O Cine Interação foi criado para proporcionar aos pacientes um ambiente mais leve e descontraído. “Os pacientes podem escolher o que querem assistir e, após a sessão, realizamos um momento de conversa para que ele fale sobre o que achou sobre o filme”, conta Yorran Brito, enfermeiro do HEF.

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Formosa
Sthefane Silva/Imed

Deixe um comentário