Projeto da Atenção Básica de Saúde de Alfenas-MG

O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), a partir de março de 2018, é o responsável pela gestão de 29 unidades de saúde municipais de Alfenas (MG). Cabe ao instituto, gerenciar e executar as ações e serviços de saúde nas Unidades de Saúde da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde São três ambulatórios (Doutor Plínio Prado Coutinho, São Vicente e Nossa Senhora Aparecida), 18 PSFs (Boa Esperança, Caensa, Itaparica, Jardim Primavera I e II; Jardim São Carlos I e II, Recreio I e II, Morada do Sol I e II, Unisaúde, Nova América, Santa Clara Pinheirinho, Santos Reis, Vila Betânia, Vila Formosa I e II), um CAPS I, seis Unidades de Serviços Residenciais Terapêuticos e um Centro de Convivência e Cultura.

O Imed é responsável por apoiar os gestores de Saúde do município no atingimento das Diretrizes Municipais de Saúde previstas no Plano Municipal de Saúde 2018 –2021. Uma das diretrizes é ampliar e qualificar o acesso aos serviços de saúde de qualidade, em tempo adequado, com ênfase na humanização, equidade e no atendimento das necessidades, aprimorando a política de atenção básica, especializada, ambulatorial e hospitalar, garantindo o acesso a medicamentos no âmbito do Serviço Único de Saúde (SUS).

Aprimorar as redes de atenção e promover o cuidado integral às pessoas, considerando as questões de gênero e das populações em situação de vulnerabilidade social, na atenção básica, nas redes temáticas e nas redes de atenção nas regiões de saúde também é uma das diretrizes. Assim como, o fortalecimento da rede de saúde mental, com ênfase no enfrentamento da dependência de crack e outras drogas.