Governo de Goiás amplia infraestrutura do HEF
Unidade terá área construída quadruplicada, com implantação de novas alas para abrigar 298 leitos de internação, sendo 40 de UTI, além de Pronto-Socorro Ginecológico e Obstétrico, mais cinco salas cirúrgicas destinadas a procedimentos de média e alta complexidade
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), executa obras de infraestrutura que vão elevar o Hospital Estadual de Formosa (HEF), à condição de complexo hospitalar, com capacidade para atender municípios do Entorno do Distrito Federal e do Nordeste goiano. Atualmente em obras de ampliação e reforma, a unidade terá seu potencial de internação, hoje em 85 leitos, elevado para 298. Em termos estruturais, a mudança também será significativa: dos 5 mil metros quadrados originais, passará a 21 mil metros quadrados de área construída.
As obras em curso não afetam a prestação de serviços à população, que continua contando com atendimento médico. A unidade, inclusive, já foi ampliada com a implantação de salas de exames de tomografia e, ao logo deste ano, serão realizadas entregas de novas alas, por etapas, até a inauguração do novo hospital prevista para março de 2026.
Vistoria realizada pelo presidente da Goinfra e secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, nesta quarta-feira (15/01), reforçou o compromisso da equipe técnica do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), em promover as intervenções cumprindo o cronograma estabelecido pelo Estado. Para ele, as obras resultarão na entrega de um hospital novo e “à altura da necessidade dos goianos”.
“As obras avançam com qualidade e dentro do cronograma. Em breve poderemos entregar não só um hospital, mas um novo polo de saúde, referência em cardiologia, para atender o Entorno do DF e, principalmente, à população da região do Nordeste goiano com várias especialidades médicas”, ressalta Pedro.
Complexo hospitalar
Com a entrega das obras, o complexo terá 40 novos leitos de UTI, divididos igualmente para atendimento adulto, neonatal, pediátrico e coronariano. A unidade também terá cinco novas salas cirúrgicas destinadas a procedimentos de média e alta complexidade.
Atualmente, equipes técnicas conduzem trabalhos no ambulatório, centro cirúrgico e pronto-socorro pediátrico. O projeto inclui ainda a construção do Pronto-Socorro Ginecológico e Obstétrico, que contará com dois consultórios, dois leitos de observação e quatro leitos de medicação.
Para a diretora do HEF, Bruna Mundim, as obras na unidade representam um verdadeiro marco no avanço da saúde pública da região. “Este momento simboliza um grande progresso para a saúde local. Com a ampliação do Hospital Estadual de Formosa, não estamos apenas aumentando nossa capacidade de atendimento, mas também trazendo mais dignidade e cuidado para quem mais precisa. Cada novo leito e cada nova ala construída representam esperança para as famílias que dependem do SUS. Mesmo com as obras em andamento, seguimos atendendo a população, reafirmando nosso compromisso com a vida e o bem-estar de todos. Este hospital será um marco para o Entorno do Distrito Federal e o Nordeste goiano, transformando a realidade da saúde na região”, destaca Bruna.
Funcionamento mantido
O cronograma e a execução das obras não afetaram o funcionamento do HEF. Em 2024, a unidade realizou mais de 345 mil atendimentos, com média mensal de 8 mil pacientes apenas no pronto-socorro. Entre os serviços disponíveis estão: tomografia (oferecida desde fevereiro de 2023), raio-X, ultrassonografia, exames laboratoriais, eletrocardiograma e doppler.