Ambulatório de Ortopedia do HMB completa 1 ano com mais de 1.500 cirurgias eletivas realizadas
![Centro cirúrgico do HMB foi ampliado e conta com 5 salas.](https://imed.org.br/wp-content/uploads/2025/02/Imagem1-2.png)
O ambulatório de ortopedia, serviço oferecido pela Prefeitura de São Paulo, garante acesso a pacientes de todas as regiões da cidade
Inaugurado em janeiro de 2024, o Ambulatório de Ortopedia do Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) – Adib Janete, da Prefeitura de São Paulo, está completando um ano. Durante esse período, o serviço se consolidou oferecendo as especialidades de ombro, cotovelo, pé e tornozelo para pacientes do Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (SIGA), para onde são encaminhados após triagem na Unidade Básica de Saúde (UBS). Até o momento foram realizados mais de 8 mil atendimentos e 1.500 cirurgias.
“É uma grande satisfação poder atender pessoas de todas as regiões de São Paulo por meio do serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), trazendo um alívio real para aqueles que aguardam por cirurgias ortopédicas”, destaca o diretor médico do HMB, Dr. Frederico Adatihara.
Cirurgias
As cirurgias eletivas começaram em março de 2024. Em 10 meses, 1.533 pessoas passaram por procedimentos operatórios, sendo 946 de pé (62%) e 587 de ombro (38%). “Após as intervenções, os pacientes recebem acompanhamento contínuo, garantindo um processo de recuperação adequado até a alta”, informa Rubens Morais, supervisor do ambulatório.
Entre as pessoas atendidas pelo serviço no HMB está a dona Zilda Pereira Lima, de 71 anos, que enfrentou uma longa batalha contra lesões no ombro, resultado de vários acidentes e desgaste com o tempo. Ela se tornou a milésima paciente a ser operada no mutirão de ortopedia do hospital, o que trouxe alívio significativo para sua vida.
“Esse mutirão de ortopedia mudou minha vida, me deu a chance de realizar a cirurgia que eu tanto precisava”, agradeceu ela, emocionada, expressando sua gratidão pela equipe médica e de enfermagem.
Para Adatihara, as cirurgias realizadas no hospital têm um impacto social significativo. “Pacientes que passam por procedimentos ortopédicos são reintegrados à sociedade de maneira mais plena, podendo voltar ao mercado de trabalho ou a outras atividades que promovem seu bem-estar”, afirma.
O ambulatório
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com as especialidades divididas em dias específicos. A ortopedia é atendida nas terças, quartas e quintas, já a cirurgia geral nas segundas e quartas, a traumatologia está disponível todos os dias úteis, e a bucomaxilar às segundas-feiras. A cada 15 dias, um cardiologista avalia pacientes com indicação cirúrgica, acima de 60 anos ou com comorbidades. A equipe é formada por dois enfermeiros assistenciais, quatro técnicos de enfermagem, um técnico de gesso e médicos especialistas. A estrutura conta com cinco consultórios, sala de curativos e sala de eletrocardiograma.
O serviço
Para ter acesso à assistência no ambulatório, os pacientes devem passar pela primeira consulta na UBS, onde é realizada uma avaliação inicial. Caso haja indicação ou suspeita de necessidade cirúrgica, são encaminhados ao Hospital Municipal da Brasilândia para uma consulta com um especialista. Em seguida, são solicitados exames de imagem e laboratoriais para confirmar a necessidade de intervenção. Todo o processo é regulado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Sistema SIGA SAÚDE.