HCN forma sua primeira turma de residentes em Clínica Médica

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano - HCN forma sua primeira turma de residentes em Clínica Médica e destaca a importância do polo de ensino e saúde no interior de Goiás. Unidade gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento - IMED

Os programas de residência médica representam um grande passo em direção a tornar o hospital um polo de ensino na área da Saúde

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás em Uruaçu, alcança mais um marco histórico em sua trajetória como referência no estado: a formatura da primeira turma de residentes em Clínica Médica, que aconteceu no dia 19 de fevereiro. O programa de Residência Médica, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), representa um avanço significativo para a formação médica especializada no interior goiano.

Além do programa de Clínica Médica, o HCN também oferece residências em Cirurgia Geral, com duração de três anos, e em Anestesiologia, que teve início posteriormente. Essa conquista reafirma o papel do HCN como polo de ensino e formação profissional. Com residentes em atividade, o hospital se consolida como um espaço de aprendizado contínuo, o que reflete positivamente no atendimento à comunidade e no desenvolvimento da saúde pública regional.

A cerimônia de formatura aconteceu no auditório do hospital e contou com a presença de familiares, profissionais de saúde da região, políticos e das diretorias do HCN e do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, responsável pela adminsitração da unidade. Além disso, o evento contou com a presença da Gerente de Suporte Administrativo da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Adriana Martins de Lucena, representando o Secretário, Dr. Rasível dos Reis Santos Júnior, e a Superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Dra. Rafaela Veronezi.

“A Residência Médica é mais do que uma etapa acadêmica: é o ápice de uma formação profissional que une conhecimento técnico, prática clínica e compromisso ético. Os formandos de hoje representam o futuro da nossa medicina e são um grande marco para o HCN, por serem os primeiros residentes médicos formados aqui, nesta unidade de saúde tão relevante para a política de regionalização da saúde no Estado de Goiás”, ressaltou a representante da SES-GO em seu discurso.

Residência médica

A expressão “residência médica” só pode ser empregada em programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CRNM), como acontece com os programas em Cirurgia Geral, Clínica Médica e Anestesiologia do HCN. A Residência Médica é considerada a forma de especialização médica mais eficiente do Brasil, sendo uma modalidade de pós-graduação com aprendizado supervisionado em serviço que, ao seu final, confere ao médico o título de especialista naquela área.

Segundo a diretora médica de Ensino e Pesquisa do IMED, Dra. Érika Ortolan, “a Residência Médica do HCN se destaca como o programa mais distante da capital, evidenciando a política de regionalização da saúde do estado de Goiás. Essa iniciativa promove a interiorização de especialistas e fortalece a qualidade assistencial prestada à população da região centro-norte”.

O residente e orador da turma de formandos, Victor Tavares Trindade, destaca a importância desse marco para a saúde da região. “Estou muito feliz com essa conquista, porque nós somos a primeira turma em residência de Clínica Médica aqui do HCN e, com certeza, é um marco muito importante para a nossa região. Quero agradecer a todos os envolvidos e dizer que a gente tem uma saúde de qualidade no interior de Goiás”, conclui.

Programas de residência

Além dos programas de Residência Médica, o HCN começa o ano de 2025 com três novos programas de Residência Multiprofissional. Com isso, a unidade passará a oferecer especializações no programa de Residência Multiprofissional em Atenção em Urgência e Emergência/Trauma, com vagas para enfermagem, fisioterapia e nutrição.

Os programas de residência médica e multiprofissional no HCN representam um grande passo em direção a tornar o hospital um polo não só de saúde, como também de ensino na área da Saúde. Os hospitais que possuem residentes têm como característica a necessidade de preceptores sempre atualizados, aptos ao ensino, o que sem dúvida beneficia a unidade e toda a população dos 60 municípios da região centro-norte do estado de Goiás.

Assessoria do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?