HMB celebra marca de 2.000 cirurgias no Ambulatório de Ortopedia

Procedimentos cirúrgicos são realizados na unidade para pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todas as regiões de São Paulo
O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB), Adib Jatene, da Prefeitura de São Paulo, alcançou um marco significativo ao realizar sua 2.000ª cirurgia eletiva ortopédica. Esse feito evidencia a eficiência do serviço, que foi inaugurado em janeiro de 2024 e já atendeu mais de 8 mil pessoas até o momento. Nesse período, foram realizadas cirurgias de ombro, cotovelo, pé e tornozelo para pacientes vindos de todas as regiões de São Paulo, por meio do Sistema de Gestão da Atenção à Saúde (SIGA).
“É uma enorme satisfação fazer parte de uma gestão que valoriza cada paciente como uma história única e não apenas um número. Alcançar a marca de duas mil cirurgias ortopédicas eletivas representa mais do que um resultado técnico: é a concretização do nosso compromisso com a saúde pública de qualidade”, afirma Dr. Frederico Adatihara, diretor técnico do HMB.
Cirurgia 2000
Aos 60 anos, dona Cleonice da Silva, moradora de Guaianazes, enfrentou anos de dores e limitações causadas por um joanete, que a impedia de calçar sapatos fechados e seguir sua rotina normalmente. Em dezembro de 2024, ela foi chamada para atendimento no Ambulatório do HMB. A partir desse momento, encontrou não só a possibilidade de tratar sua condição, mas também um acolhimento humano e profissional que marcou sua jornada.
“Eu agradeço toda a equipe médica, porque se fosse pra pagar, eu não ia conseguir. Graças a Deus fui bem atendida desde o começo, e isso é o que a gente mais precisa quando está doente”, disse emocionada.
Para o Dr. Helder Barbosa, iniciativas como as cirurgias eletivas realizadas na unidade mostram que o Sistema Único de Saúde (SUS) faz a diferença na vida do cidadão e transforma histórias. “A gente ouve há anos sobre filas, sobre pacientes esperando por uma solução, e com essa ação vemos e fazemos as coisas melhorarem, com as pessoas retomando sua qualidade de vida. Eu me sinto muito orgulhoso”, destacou o ortopedista.
O serviço
O acesso ao ambulatório é feito após avaliação na Unidade Básica de Saúde (UBS) e, quando necessário, o paciente é encaminhado ao Hospital Municipal da Brasilândia para consulta com especialista e realização de exames. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com traumatologia disponível em todos os dias úteis, ortopedia às terças, quartas e quintas, cirurgia geral às segundas e quartas, e bucomaxilar às segundas.
A equipe é formada por médicos especialistas, dois enfermeiros assistenciais, quatro técnicos de enfermagem e um técnico de gesso. A estrutura conta com cinco consultórios, sala de curativos, sala de eletrocardiograma e é regulada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Compromisso com a qualidade de vida
O HMB tem se empenhado em implementar processos que garantam um atendimento cada vez melhor aos pacientes. Além das cirurgias eletivas ortopédicas, o hospital promoveu, no último ano, ações como o Projeto Endoscopia, que atendeu mais de 11 mil pessoas, e o mutirão de gastrostomia, que beneficiou 33 pacientes institucionalizados do Hospital Cruz Verde.
“Nosso compromisso é sempre evoluir para que mais vidas possam ser transformadas. Esse é o nosso papel. Cuidar da saúde das pessoas e desenvolver projetos que as alcancem é o que sempre nos motivará”, destaca Adatihara.