Hospital de São Luís de Montes Belos conta com sua própria usina para produção de oxigênio

Usina de oxigênio do Hospital de São Luís de Montes Belos

UTI da unidade hospitalar recebe oxigênio tratado e disponível para utilização de seus pacientes

Com objetivo de atender a demanda por oxigênio, o Hospital Regional de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HRSLMB) possui em suas dependências uma usina própria de produção de gás, essencial neste momento de pandemia de Covid-19.

Com capacidade de gerar 20 metros cúbicos por hora, a usina disponibiliza oxigênio tratado e pronto para utilização nos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) desde setembro de 2020.

No local de produção há uma bateria de oxigênio composta por 18 cilindros reservas destinados para eventuais emergências. O HRSLMB possui ainda 41 cilindros de 10 metros cúbicos cada e quatro aparelhos de oxigênio prontos para serem usados de 1 m³ cada em caso de necessidade. Estes equipamentos são manuseados durante o deslocamento de pacientes nas áreas internas do hospital.

“A usina garante oxigênio suficiente para abastecer os leitos do Hospital. Estamos em constante análise dos casos e dos atendimentos para garantir a todos os pacientes os insumos necessários para o tratamento”, afirmou Éder Lúcio de Souza, diretor do hospital.

Desde o início da gestão, o Hospital Regional de São Luís de Montes Belos prestou atendimento para mais de 1700 pessoas no Pronto-Socorro dedicado aos casos de Covid-19. No total, 176 pacientes que precisaram de internação foram recuperados e puderam voltar para suas casas. Atualmente, a unidade hospitalar possui 24 leitos de enfermaria e outros dez que compõem a UTI.

Sobre HRSLMB

O Hospital Regional de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HRSLMB) foi estadualizado em abril de 2020 e reinaugurado em julho para auxiliar o combate à Covid-19.  A unidade tem uma ala exclusiva para síndrome respiratória aguda grave formada por 34 leitos, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 24 de enfermaria. O hospital conta com 22 leitos para atendimento geral, sendo 16 de enfermaria e seis de semi-intensivo/estabilização.

Desde o dia 1º de setembro de 2020, o HRSLMB encontra-se sob a gestão do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, uma Organização Social (OS) que se destaca pela prestação de serviços e desenvolvimento de projetos que proporcionem bem-estar, saúde, cidadania e dignidade às pessoas. O IMED administra o hospital para que ele funcione com qualidade 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Assessoria de Comunicação:
Lucas Leal
(11) 93437-1148 – lucas@ecco.inf.br

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?