Ação incentiva e apoia mulheres no enfrentamento da violência
Como parte das ações para o atendimento humanizado do Pronto-Socorro (PS) do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, mulheres vítimas de agressão recebem apoio emocional da equipe de assistência social da unidade. Elas ganham uma caixa com algumas perguntas na parte externa como: você já parou para pensar quem é a pessoa mais importante? A resposta dos questionamentos está dentro da caixa. Ao abri-la, a mulher tem a própria imagem reproduzida, no interior há um material refletivo, semelhante a um espelho.
O material foi produzido pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), uma organização social sem fins lucrativos que administra o Pronto-Socorro Delphina Aziz deste a inauguração em 2014. A unidade é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam).
Empoderamento
A ação que parece simples, ressalta o quanto a mulher é importante e deve se empoderar para enfrentar a situação de agressão. As unidades de saúde, em especial as de atendimento de urgência e emergência, são os primeiros locais onde a mulher busca auxílio após ser vítima de violência.
A mensagem contida na caixa é um incentivo para que busquem os órgãos que compõem a rede de proteção à mulher, como as delegacias especializadas, as varas nos tribunais de Justiça, e a Defensoria Pública, entre outros. No Delphina Aziz, as vítimas de agressão são estimuladas pelas assistentes sociais a exigirem esse atendimento tão logo estejam com a saúde reestabelecida, de alta médica.
“As mulheres que sofrem qualquer tipo de agressão, seja ela física, emocional ou sexual, encontram-se fragilizadas e necessitam de amparo legal; mas, também, emocional. O Pronto-Socorro Delphina Aziz faz o atendimento a essas mulheres com a preocupação de orientá-las e ampará-las. Nós informamos os direitos que têm e como devem proceder após o atendimento emergencial. No momento da orientação às pacientes, mostramos o quanto são importantes para as pessoas que as amam. Ao entregarmos a caixa, esperamos que façam uma reflexão sobre o momento a qual estão passando”, disse Gabrielle Reis, coordenadora de assistência social do Delphina Aziz.