Reunião dos conselheiros do IMED marca 10 anos da Organização Social
História do IMED passa por mais de três estados brasileiros com reconhecimento de qualidade na saúde pública
O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), organização social que presta serviços na área da saúde e de gestão hospitalar marcou sua jornada de 10 anos com encontro do grupo de conselheiros da instituição. A reunião revisitou a trajetória de desafios, conquistas e sucessos, e contou ainda com uma cerimônia ecumênica liderada pelo conselheiro Dom Inácio da Veiga, monge beneditino que exerceu importante trabalho social em Formosa-GO.
O Instituto tem sua sede em São Paulo, mas sua história frente à gestão de unidades de saúde também passa por outros estados brasileiros. Sempre com fortes preocupações em oferecer o melhor à população, o IMED tem como missão conceber e executar projetos que proporcionem bem-estar, saúde, cidadania e dignidade às pessoas, com atuação de profissionais qualificados, comprometidos com a boa prestação de serviços, humanização e a ética.
Amazonas
O IMED atuou de 2014 a 2018 no estado do Amazonas, na gestão do Hospital Delphina Aziz – e por quase quatro anos ofereceu atendimento a mais de 820 mil pacientes, em especial em serviços de urgência e emergência adulto e infantil, além de atuar nas especialidades de pediatria, clínica médica e cirurgia geral, além de serviço laboratorial e um Centro de Diagnóstico, com benefícios para a população através de exames laboratoriais, de imagem e testes ergométricos.
Minas Gerais
O IMED chegou ao estado de Minas Gerais em 2018 para fazer a gestão de 29 unidades de saúde da atenção primária do município de Alfenas – administrando ambulatórios, postos de saúde familiares (PSFs), centro de atenção psicossocial (CAPS), serviços residenciais e terapêuticos e centro de convivência e cultura.
Com um olhar voltado para as questões sociais e a humanização do atendimento, o IMED seguiu ampliando e qualificando o acesso aos serviços de saúde pública e de qualidade na cidade mineira. Alfenas chegou a assumir o quarto lugar entre os melhores atendimentos pelo Sistema Único de Saúde do estado após o IMED assumir a administração de parte do atendimento ofertado pelo município.
Goiás
Já em 2019, o IMED começou sua cronologia no estado de Goiás. O Instituto assumiu a administração do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), que já passou por várias especialidades e hoje conta com o atendimento porta aberta do pronto-socorro, além de clínica médica e clínica cirúrgica especializada em cirurgias eletivas. O Hospital se tornou referência durante a pandemia de Covid-19 no tratamento da doença e, após, voltou para o atendimento regular com 10 leitos de UTI e 46 leitos em clínicas médica e cirúrgica.
Sob administração do IMED, a unidade do governo de Goiás passa por obras de reforma e ampliação, que vai triplicar o Hospital em área construída, aumentando o número de leitos e os serviços disponibilizados para a população local. O mais recente sucesso da unidade foi a certificação como Acreditado Pleno, da Organização Brasileira de Acreditação (ONA 2), um título que representa a responsabilidade da instituição e dos profissionais com a excelência do serviço prestado.
Ainda durante a época da pandemia da Covid-19, o IMED assumiu junto à Secretaria de Saúde de Goiás um hospital com 100% dos atendimentos voltados ao combate à covid-19, o Hospital Estadual de Luziânia (HEL). Para a assunção do hospital de campanha, o IMED atuou objetivamente com a urgência que a situação demandava, fornecendo a estrutura necessária e contratando um quadro de 138 funcionários em apenas 8 dias para dar início aos atendimentos.
No final de 2020, o hospital foi premiado nacionalmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio do projeto Craques da Saúde, que reconheceu o atendimento prestado à população pela quantidade de altas, chegando a mais de dois mil pacientes recuperados da covid-19. Outro reconhecimento foi a acreditação com o selo pleno ONA 2 recebido pela unidade, o único hospital de campanha do Brasil a receber a certificação.
Ainda durante a pandemia, o IMED assumiu a gestão de mais um hospital goiano, o Hospital Estadual de Formosa (HEF), que em cenário semelhante ao Hetrin realizava atendimentos aos pacientes de Covid-19, além de manter seus serviços de urgência e emergência do pronto-socorro e manter em funcionamento suas especialidades. Desde sua assunção no HEF, o governo do estado e o IMED melhoraram o atendimento e a infraestrutura da unidade, que atualmente é o único hospital público do entorno de Brasília com vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além da evolução técnica para a realização de cirurgias de média e alta complexidade nas áreas de ginecologia, ortopedia e cirurgia geral. Atualmente, a unidade de Formosa também passa por obras de reforma e ampliação – mais do que dobrando o número de leitos.
No período de 2020 a 2022, o IMED gerenciou ainda o Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos (HSLMB), que se tornando referência no atendimento ambulatorial, emergencial e cirúrgico para as cidades do oeste goiano. Durante o primeiro ano sob gestão do Instituto, o hospital realizou mais de 33 mil atendimentos no pronto-socorro e mais de 400 cirurgias eletivas.
Outra grande conquista do IMED junto ao governo de Goiás foi o início da gestão do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, região norte do estado. A unidade do governo realiza atendimentos de média e alta complexidade, contando com 300 leitos, sendo referência para cirurgia de trauma, neurocirurgia, maternidade de alto risco e oncologia. O Gigante do Norte, como é conhecido na região, foi a primeira unidade da rede estadual a ter um centro de oncologia.
Sucesso de gestão
De acordo com o conselheiro Miguel Tortorelli, apesar de todas as ações realizadas pela instituição, quem escreve a história do IMED e representa todo o sucesso dos 10 anos são os colaboradores. “A dedicação de quem está nos hospitais é que faz a diferença. A dedicação, o comprometimento dos colaboradores que procuram fazer sempre o que a população mais precisa, entregando um serviço público com atendimento de qualidade”, diz o conselheiro. “Nossa história, porém, ainda nem se iniciou: novos projetos virão e não nos falta entusiasmo para trabalhar”, ele completa.
A organização zela pelo bem-estar dos usuários do SUS em todas as unidades que administra e com seriedade comemora esse grande marco em seu trajeto.
Assessoria de Comunicação do Hetrin
Isabela Maione – isabela.maione@ecco.inf.br