Blog

HCN lança projeto pioneiro de usina solar entre hospitais em Goiás

Evento deu início à política de ESG do IMED e ainda contou com apresentação de grupo de dança quilombola, palestras, coffee sustentável e artesanatos locais O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) realizou o encerramento da 1ª Semana do Meio Ambiente nesta segunda-feira (5/6). O evento, que também comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, teve como tema a “Sustentabilidade nos Hospitais: Em busca do ESG”. A programação foi organizada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e o Instituto Federal de Uruaçu (IFG). A ação contou com palestras…

HCN participa de projeto de telemonitoramento da USP

A parceria foi feita por meio da indicação do HCN pela SES-GO e prevê monitoramento e discussão de casos obstétricos de risco, a fim de aprimorar o atendimento na unidade Promover o atendimento de qualidade ao usuário dos serviços públicos de saúde é o principal objetivo do projeto de telemonitoramento da Universidade de São Paulo – USP. Por meio do projeto, são escolhidas unidades de saúde em todo o país, que participam de encontros semanais com profissionais da universidade para discutir casos de gestantes internadas nos hospitais. O Ministério da Saúde ofereceu vagas no estado de Goiás e com a…

Novembro Azul: Hospitais do interior do Goiás farão mutirão para realização de exames preventivos

Hospitais estaduais de Trindade, Formosa e Uruaçu oferecerão exames de PSA, exame físico e ultrassonografia A luta pela conscientização da importância da prevenção do câncer continua o ano todo e agora é vez de o Novembro Azul mobilizar as unidades de saúde de todo o país em prol da saúde dos homens. Por isso, os Hospitais Estaduais de Trindade (Hetrin), Formosa (HEF) e Centro-Norte Goiano – unidades geridas pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) – irão oferecer exames de PSA, exame físico e ultrassonografia – essenciais para detecção de alterações que podem indicar câncer de próstata. As pessoas…

Hospital Estadual Centro-Norte Goiano realiza 1º Workshop de Forte Suspeita de Câncer na APS

O evento acontece em 9 de novembro e será aberto ao público O câncer é a segunda maior causa de mortes no mundo e, até 2030, deve ser a primeira. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil terá cerca de 625 mil novos casos da doença até o final de 2022.  A crescente magnitude do número de casos impõe a necessidade de expandir e aperfeiçoar ações estratégicas para controle, prevenção e diagnóstico precoce.   A rápida detecção da doença é um dos componentes da linha de cuidado prevista na Política Nacional de Prevenção e Controle do…

HCN utiliza videogame na reabilitação de paciente durante ação de humanização

Abordagem terapêutica que utiliza jogos faz parte do Dia do Desejo, iniciativa em prol da saúde dos pacientes internados no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano Pacientes em internação no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) contam com diversos projetos e ações de humanização, como abordagens terapêuticas disponíveis para tratamento. Entre elas está o Dia do Desejo, iniciativa da equipe de psicólogos e demais profissionais do HCN para realizar o desejo de pacientes internados na unidade. Internado na unidade há mais de 60 dias, Samuel Ferreira, de 14 anos, possui distrofia muscular de Duchenne, um distúrbio hereditário de fraqueza muscular progressiva.…

HCN realiza programação especial pelo Dia das Crianças

Atividade contou com a participação do grupo teatral Limpando o Olho, além de sessão de cinema e Pet Terapia para as crianças internadas no hospital O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) organizou uma semana de celebrações alusivas ao Dia das Crianças. A iniciativa, realizada entre os dias 13 e 14 de outubro, ocorreu com a participação do grupo teatral “Limpando o Olho”, com apresentação circense para as crianças internadas na unidade. O HCN realizou também sessão de cinema no auditório do hospital e de Pet Terapia, com os cachorros Otho e Pinga. A ação foi recepcionada com muita alegria…

HCN participa do projeto SEDUC Cerrado para plantio de mudas

Unidade recebeu os estudantes do CEPI Aeroporto, em Uruaçu, para ação de preservação e conservação do Cerrado O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) participou do projeto SEDUC Cerrado que visa a conscientização sobre a sustentabilidade. A unidade recebeu a visita de estudantes do Centro de Ensino de Período Integral, o CEPI Aeroporto, para plantio de mudas típicas do bioma Cerrado na área do hospital. Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer a parte externa do HCN e aprender mais sobre o cuidado com o meio ambiente. O momento contou com estudantes que se deslocaram até o HCN para realizar o…

Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano realiza evento sobre Setembro Verde

A fim de conscientizar sobre a doação de órgãos, a ação contou com palestras, teatro e apresentação de indicadores para os participantes O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) realizou evento sobre o Setembro Verde. A ação faz parte da campanha que busca sensibilizar toda a população sobre a importância da doação de órgãos. O evento ocorreu nesta terça-feira (27/9) e foi aberto ao público. Profissionais de diversos setores da unidade e representantes da saúde pública da cidade de Uruaçu também participaram. A iniciativa contou com palestras ministradas pela equipe do hospital, como a médica responsável técnica pelas UTIs adulto…

HCN promove palestras sobre doação de órgãos

A ação, direcionada a toda a população de Uruaçu e Entorno, será realizada na unidade no próximo dia 27 de setembro O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) realizará palestras, no próximo dia 27, a partir das 15h, para conscientizar e incentivar a doação de órgãos. Como parte da campanha Setembro Verde, o evento será aberto ao público e direcionado a toda a população de Uruaçu e municípios do Entorno. A ação visa o esclarecimento de dúvidas e a importância da doação. Profissionais das áreas técnica e assistencial do HCN, que atuam diariamente na comissão de doação de órgãos do…

Hospital Estadual Centro-Norte Goiano utiliza método do copinho para amamentação de recém-nascidos

Técnica consiste em promover alimentação segura para os bebês sem interferir no padrão de sucção O método do copinho, também conhecido por aleitamento por copo, consiste na administração de leite materno ou fórmulas lácteas a recém-nascidos que não se alimentam diretamente do seio materno. Essa técnica é indicada quando a mãe não está presente por conta de internação ou outros fatores, e também quando há dificuldade de pega ou sucção inadequada. O Hospital Estadual Centro-Norte Goiano, em Uruaçu, oferece esta modalidade de aleitamento às mães com apoio da equipe de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fonoaudiólogos treinados. “Toda nossa…

Ação conjunta entre HEF e HCN salva vida de gêmeas recém-nascidas

Isabela e Isadora foram transportadas de Formosa para Uruaçu com apoio do Corpo de Bombeiros e do SAMU O Hospital Estadual de Formosa (HEF) recebeu a paciente Cristiane Rodrigues, de 23 anos, em 30 de agosto de 2022. Grávida de gêmeas e em trabalho de parto, ela foi prontamente atendida pelas equipes assistencial e médica e encaminhada para o Centro-Obstétrico da unidade. Após cesárea, foi constatado que as recém-nascidas Isabela e Isadora precisariam de atendimento especializado de alta complexidade. Imediatamente, a equipe do HEF se mobilizou e realizou uma operação conjunta com o Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN) – referência…

HETRIN é o grande campeão do primeiro Rally da Saúde

Projeto reuniu profissionais dos Hospitais Estaduais de Formosa, Trindade e Centro-Norte Goiano O Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, foi palco de um dos maiores eventos de saúde já realizados pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – organização social que administra a unidade. No último sábado, 10 de setembro, profissionais do HCN e dos Hospitais Estaduais de Trindade (Hetrin) e Formosa (HEF), também geridos pelo IMED, participaram do Rally da Saúde, uma ação de aprendizagem dinâmica, descontraída e inovadora que visa a segurança no trabalho e do paciente. O evento contou com a presença do Secretário do Estado…

HCN promove treinamento sobre prevenção de infecção de sítio cirúrgico

Atividade contou com participação da equipe de colaboradores assistenciais do hospital O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN) promoveu, nos dias 23 e 24 de agosto, um treinamento sobre prevenção de controle de infecção de sítio cirúrgico. A capacitação foi direcionada para os colaboradores da equipe assistencial da unidade para reforçar os protocolos de prevenção. Durante o treinamento, a equipe do SCIH explicou a necessidade do cumprimento das medidas de segurança para prevenir infecções como a de corrente sanguínea, associada a um cateter e a urinária, associada à sonda. As instruções foram dadas…

HCN realiza Roda de Conversa sobre Aleitamento Materno

Em referência ao Agosto Dourado, a ação contou com palestras de profissionais do HCN para os participantes no auditório O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) realizou uma rodada de conversa sobre Aleitamento Materno. A ação faz parte da campanha Agosto Dourado, que conscientiza gestantes, lactantes, puérperas e toda população sobre a importância da amamentação. Com apresentação de Marcelo Ramos, gerente assistencial do HCN, o evento ocorreu na última quinta-feira (18) e foi aberto ao público. Profissionais de diversos setores da unidade e pacientes da Ala Obstétrica também participaram do bate papo. A iniciativa contou com palestras ministradas por profissionais…

Visita do Conselho do IMED marca primeiros 90 dias de gestão do HMB

Em três meses IMED aumenta atendimento no Hospital da Brasilândia com 30 novos leitos, serviço de endoscopia, colonoscopia e atendimento especializado em ortopedia Há três meses o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimentos – IMED gerencia o Hospital Municipal da Brasilândia, em São Paulo. Um tempo curto para tantas realizações: mais 30 leitos, novos serviços como o de endoscopia e colonoscopia, além de ambulatório de ortopedia e em breve o início das cirurgias especializadas. Uma revolução vista de perto pelo Conselho responsável pela qualidade e padrão de excelência que, reconhecidamente, são os valores do Instituto. A visita no dia 22…

HCN, Hetrin e HEF se consolidam como referência em captação de órgãos em Goiás

Até o momento, as unidades do governo de Goiás realizaram 22 doações de órgãos, contribuindo para a redução da fila de espera nacional por um transplante Referências em captação de órgãos, os hospitais estaduais do Governo de Goiás em Uruaçu (HCN), Trindade (Hetrin) e Formosa (HEF) somaram 17 doações de órgãos realizadas somente em 2023.  O número equivale a mais de 15% do total de 113 captações registradas no estado no ano passado. As captações de órgãos contribuem para a diminuição da fila de espera nacional, na qual 65 mil pessoas aguardam por um transplante. Incluindo as captações de órgãos…

Com aumento dos casos de dengue, HEF alerta para cuidados essenciais a grupos mais vulneráveis

Devido ao número crescente dos casos de dengue em Goiás, o Hospital Estadual de Formosa alerta sobre a necessidade de redobrar a atenção aos grupos de risco. O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do governo de Goiás, administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), alerta a população para os cuidados e prevenção da dengue, doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que afeta todas as idades, mas exige uma atenção especial em alguns grupos que são considerados de risco.  Os sintomas da dengue podem variar de leves a graves e incluem febre alta, dores musculares e…

Hetrin orienta sobre como prevenir e identificar um caso de AVC

Mais de 110 mil pessoas morreram por causa da doença até novembro de 2023 Perda súbita da força, formigamento ou dormência em um dos lados do corpo, confusão mental, dificuldade repentina de falar ou compreender o que se fala, perda visual, em um ou ambos os olhos, tontura ou desequilíbrio súbito e dor de cabeça intensa. Esses são os principais sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença que passou a ocupar a primeira posição em causa de morte no país há 5 anos, conforme dados do Centro de Registro Civil – CRC, divulgados pela Sociedade Brasileira de AVC (SBAVC). O setor…

HCN alerta: saiba quais são os medicamentos contraindicados em casos de suspeita de dengue

O uso inadequado de medicamentos não só agrava os sintomas, como também pode desencadear complicações sérias e potencialmente fatais Goiás vive o pior cenário da dengue desde a década de 90, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO). Ao todo, o estado registra em 2024, 21.513 casos confirmados da doença. Esse dado, somente nas primeiras sete semanas de 2024, corresponde a 31% do número de casos registrados em todo o ano de 2023. Pensando nisso, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás em Uruaçu, traz alguns alertas sobre medicamentos não indicados…

Hetrin reforça cuidados para evitar a contaminação por Leptospirose

Com o período de chuvas, as águas de enxurradas podem estar contaminadas com leptospirose Com o retorno das pancadas de chuvas os riscos de contaminação por leptospirose aumentam. A doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira é perigosa e pode chegar a 40% de letalidade nos casos graves. A preocupação aumenta neste período por causa do contato direto ou indireto com água contaminada em situações de alagamentos, enxurradas e inundações. Pensando nisso, o setor de Infectologia do Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás, reforça os cuidados para evitar a contaminação. “A Leptospirose é…

HEF acolhe pacientes de longa internação através da arteterapia

A unidade do Governo de Goiás busca complementar o cuidado e assistência através da abordagem psicoterapêutica que reúne arte e escuta ativa. A hospitalização pode ser um período desafiador para os pacientes, envolvendo estresse emocional, isolamento social, desconforto físico, falta de controle e impacto na qualidade de vida. Além disso, a separação da rotina diária e entes queridos podem levar à ansiedade e solidão. Pensando em oferecer um cuidado abrangente, o Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do governo de Goiás, administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), destaca a importância de meios complementares para minimizar os impactos…

Hetrin adquiri 72 novos equipamentos de assistência aos pacientes  

Monitores multiparamétricos e desfibriladores foram atualizados por modelos mais modernos e completos O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás, atualizou alguns de seus equipamentos médico-hospitalares como monitores multiparamétricos e desfibriladores. Ao todo, foram adquiridos 49 monitores multiparâmetros e 23 desfibriladores, os quais contemplaram diferentes áreas do hospital, como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Clínica Cirúrgica, Enfermarias e o Pronto-Socorro. Os novos aparelhos contribuirão para uma assistência aprimorada aos pacientes e maior praticidade para os funcionários. “São monitores que asseguram um desempenho superior, precisão e confiabilidade na monitorização dos sinais vitais…

Projetos direcionados para UTI reafirmam compromisso do HEF com cuidado humanizado

Com acolhimento e empatia, a unidade do Governo de Goiás investe em iniciativas de humanização buscando impactar positivamente a jornada do paciente O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do governo de Goiás, administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, busca constantemente inovar no cuidado humanizado. Pensando na jornada do paciente, a unidade desenvolve projetos e práticas que buscam lidar com os desafios encontrados ao longo da assistência com mais leveza e empatia. Para Luciano Dutra, diretor do HEF, essas práticas são indispensáveis, pois auxiliam tanto o paciente quanto a família a entenderem os processos que ocorrem…

Laboratório de Análises Clínicas do HCN atinge a marca de 1.000 exames por dia

Altamente tecnológica, unidade também recebeu certificação nacional de Conformidade em Controle de Qualidade Mais um marco consolida o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás em Uruaçu, como referência para a população dos 60 municípios que integram a Macrorregião do Centro-Norte do estado: a marca de 1.000 exames realizados por dia. Altamente tecnológico, o Laboratório de Análises Clínicas do HCN dispõe de equipamentos modernos e automatizados que são capazes de fornecer resultados precisos, aliados ao rigoroso controle de qualidade interno avaliado também por automação 24 horas por dia, o que favorece a tomada correta de condutas…