Dinâmica sobre higienização das mãos na Policlínica de Posse

Atividade prática promoveu conscientização entre os profissionais da unidade, destacando pontos críticos no processo de higienização
Com o objetivo de reforçar a importância da higienização correta das mãos entre os profissionais da saúde, a Policlínica Estadual da Região Nordeste II – Posse, unidade do governo de Goiás, promoveu um treinamento dinâmico conduzido pela coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), Daiany Carneiro Neri.
A iniciativa envolveu a participação ativa dos colaboradores, que foram desafiados a realizar a técnica de higienização com os olhos vendados. Cada setor da unidade foi representado por um profissional, que utilizou luvas de procedimento com tinta simulando sabonete líquido. A estratégia possibilitou uma visualização clara das áreas que foram devidamente higienizadas e daquelas que costumam ser negligenciadas no processo.
Estratégia visual e educativa

De forma prática e visual, a ação reforçou conceitos essenciais para a prevenção de infecções no ambiente hospitalar. O uso da tinta colorida sobre as luvas ajudou a evidenciar, de maneira imediata, os pontos falhos no procedimento, promovendo maior conscientização sobre a importância de seguir corretamente todas as etapas da técnica.
Para a coordenadora da SCIRAS, Daiany Carneiro Neri, o uso da tinta permitiu verificar se a técnica dos colaboradores está correta e auxiliar para melhorias. “A realização correta da higiene das mãos é de extrema importância para prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde. Todos os profissionais da área da saúde devem usar a técnica correta”, pontua.
A ação realizada é uma iniciativa do mês da higienização das mãos, cuja data é comemorada em 5 de maio. O objetivo é trazer mais segurança para colaboradores e pacientes, seguindo as regras da Organização Mundial da Saúde (OMS).