Em ação, Hetrin reforça a importância da higiene das mãos

Atividades lúdicas como a “Caixa da Verdade” e quiz de perguntas testaram conhecimentos dos profissionais e fortaleceram a cultura da prevenção de infecções
Nos dias 14 e 15 de maio, o Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás, realizou uma ação especial voltada para todos os setores da unidade com o objetivo de reforçar a importância da correta higienização das mãos entre os profissionais da saúde. A iniciativa foi promovida pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), coordenado por Laiany Miranda, e ocorreu na Capela do hospital, ambiente de acolhimento e aprendizado.
Uma das principais atrações foi a “Caixa da Verdade”, ferramenta que utiliza luz negra para identificar, após aplicação de produto fluorescente, se todas as áreas das mãos foram adequadamente higienizadas. O resultado, visível na hora, serviu como alerta para possíveis falhas na técnica.
“Foi um momento muito proveitoso em que as pessoas puderam interagir, tirar dúvidas e contribuir para fortalecer a cultura da higiene das mãos como responsabilidade individual, sempre visando uma assistência segura”, pontua Laiany Miranda.
Aprendizado prático e envolvente

Além da “Caixa da Verdade”, a equipe participou de um quiz com perguntas de verdadeiro ou falso sobre rotinas do SCIH e de uma atividade prática com os cinco momentos de higiene das mãos, recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Os colaboradores foram desafiados a colocar os momentos na ordem correta, estimulando o raciocínio e a memorização dos protocolos.
O técnico de enfermagem Vinícius de Amorim, integrante do SCIRAS, também destacou a relevância da ação. “Essa é umas das principais formas de prevenir a proliferação de infecções hospitalares. Já estive na linha de frente como técnico de enfermagem em UTI, e hoje, com outra visão, percebo ainda mais o papel fundamental desse profissional na segurança da assistência à saúde”.
Ações como essa reforçam o compromisso do Hetrin, unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), com a segurança do paciente e a qualidade da assistência. Com mais de seis mil atendimentos mensais apenas no pronto-socorro, o hospital investe continuamente em práticas que promovem a prevenção de infecções e fortalecem o cuidado com a saúde. Além de beneficiar os pacientes, essas iniciativas também valorizam e capacitam os colaboradores, contribuindo para um ambiente hospitalar mais seguro e humanizado.