Equipe de higiene da Policlínica de Posse participa de capacitação

Treinamento reforça segurança no manuseio de produtos e uso adequado de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) durante atividades de limpeza
A equipe de higienização e limpeza da Policlínica Estadual da Região Nordeste II – Posse participou de um treinamento sobre o descarte seguro de vasilhames de produtos químicos, com foco no uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A capacitação reforçou os cuidados necessários para evitar acidentes durante a perfuração inadequada desses recipientes. Em 2024, o Brasil registrou 724.228 acidentes de trabalho, sendo 74,3% típicos, ocorridos no ambiente profissional.
Durante o processo, foram apresentadas técnicas seguras para o descarte de frascos e embalagens de produtos químicos utilizados na rotina de limpeza hospitalar. O foco esteve na apresentação de ferramentas adequadas para evitar acidentes, como vazamentos, contaminações ou perfurações casuais, que podem comprometer a segurança dos profissionais e o ambiente hospitalar.
Cuidado com o colaborador
A ação faz parte do compromisso da unidade com a segurança do trabalho e a prevenção de riscos ocupacionais. Além do treinamento voltado à proteção da equipe de higienização, a unidade promove capacitações contínuas para colaboradores das áreas administrativa e assistencial. O objetivo da Policlínica de Posse é contribuir para a melhoria dos processos internos, o fortalecimento da cultura organizacional voltada ao cuidado e a preservação da saúde de todos os envolvidos em atividades operacionais.
Com uma equipe de 79 profissionais, a Policlínica se destaca pelo foco no apoio diagnóstico e na orientação terapêutica, oferecendo consultas clínicas em diversas especialidades. A estrutura é preparada para a realização de exames gráficos e de imagem, além da oferta de pequenos procedimentos. A instituição também valoriza os princípios da educação permanente, em consonância com as diretrizes de qualidade e segurança do paciente.