Esquadrão multidisciplinar garante qualidade de atendimento a pacientes em UTI no Hutrin
A iniciativa visa um atendimento multiprofissional humanizado para oferecer e assegurar o melhor tipo de tratamento para cada paciente.
O tratamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é muito complexo e a qualidade de vida e independência funcional do paciente, no futuro, pode ser resultado do tipo de tratamento que ele recebeu durante a internação. Nem sempre que um paciente deixa as máquinas sofisticadas da UTI está totalmente curado. A depender do tempo de UTI, o paciente pode ter dificuldades para se alimentar ou falar, perda significativa de peso ou problemas para andar.
Um esquadrão de profissionais como médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, infectologista, psicólogos e assistentes sociais fazem parte da sofisticada equipe multidisciplinar do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) que atua no planejamento dos tratamentos a serem desenvolvidos.
Atendimento Multidisciplinar
Nesse tipo de atendimento nenhuma decisão individual é tomada. Se um médico indica algum tipo de medicamento, o farmacêutico analisa o tipo de interação que pode haver com os medicamentos em uso e se há possibilidade de reação alérgica, ou seja, há uma interação de todas as áreas para detalhar a situação do paciente com o objetivo de prescrever todos os detalhes do tratamento pelas próximas 24h – quando a equipe se reúne novamente para analisar a resposta ao tratamento proposto e definir novas condutas. Essa iniciativa promove um desempenho técnico acima da média, o que garante a segurança e a qualidade da assistência de cada paciente.
No caso de pacientes com Covid-19, o trabalho cooperativo tem se mostrado fundamental na luta pela vida dos internados. O atendimento multiprofissional é realizado no período da manhã de segunda a sexta-feira. O grupo percorre os leitos, visita cada paciente e entende suas necessidades.
“Passamos de leito a leito, elaboramos a melhor forma de tratamento conjunto, pois as terapias precisam ser complementares”, diz o fisioterapeuta da unidade, JucelinoLibarino.
Humanização
A iniciativa traz como principal benefício o aumento da confiança do paciente e de seus familiares. É o caminho que o Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), cuja gestão está a cargo do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, escolheu para oferecer um atendimento público mais humanizado, focado na recuperação integral das pessoas internadas. O hospital é atualmente referência na qualidade de atendimento para a população de Trindade e região.
Com a equipe multidisciplinar, a relação próxima dos profissionais de saúde e o paciente é constante e equilibrada, fazendo com que os procedimentos clínicos realizados durante o tratamento tenham ótimos resultados. O hospital também investe na capacitação contínua dos colaboradores, com o intuito de que sejam observados os melhores protocolos em saúde.
“Nossos profissionais estão preparados para priorizar as decisões coletivas e envolver o paciente e a família de forma que a terapêutica escolhida seja a mais adequada.Essa troca é essencial para o sucesso do tratamento”, afirma Getro de Oliveira Pádua, Diretor do Hutrin.