HCN é um dos melhores hospitais de Goiás, segundo a ANVISA

Unidade é destaque por práticas seguras e cuidado humanizado com pacientes em hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás em Uruaçu, alcançou o reconhecimento de Alta Conformidade, na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente – Hospitais com UTI 2024, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O resultado, divulgado durante a campanha Abril Verde, comprova a qualidade dos serviços de saúde e segurança no ambiente de trabalho oferecidos aos pacientes pelo hospital.
Realizada anualmente pela Anvisa, a avaliação analisa a adesão dos hospitais às diretrizes nacionais de segurança do paciente. Os resultados são obtidos por meio de 21 indicadores informados pelas unidades com leitos de UTI em todo o país. Ao todo, dez hospitais da rede estadual foram contemplados com esse importante reconhecimento, o HCN sendo um deles.
“Este reconhecimento é reflexo do trabalho integrado entre os profissionais de saúde e da implementação efetiva de protocolos de segurança assistencial, especialmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)”, avalia o secretário de saúde Rasível Santos.
Considerada uma das ferramentas mais relevantes no campo da segurança assistencial, a avaliação tem como foco indicadores que mensuram a adoção de medidas voltadas à redução de riscos e à melhoria da qualidade do atendimento. Estar entre os melhores hospitais do estado do Goiás evidencia o comprometimento do HCN com uma cultura institucional baseada na segurança e na responsabilidade com o cuidado prestado à população goiana.
Referência em segurança e humanização
O bom desempenho é resultado direto do trabalho integrado de diversas áreas, especialmente do setor da Qualidade, do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que atuam na prevenção de eventos adversos, padronização de rotinas e capacitação contínua das equipes multiprofissionais.
Segundo João Batista da Cunha, diretor assistencial do HCN, o resultado traduz o alinhamento da unidade com as melhores práticas hospitalares e os padrões de qualidade adotados no estado. “Essa conquista nos enche de orgulho e comprova a seriedade com que tratamos a segurança do paciente. São muitos processos internos que envolvem todos os setores hospitalares, sempre com o objetivo de garantir uma assistência mais qualificada e humanizada. Estar entre os melhores hospitais do país, com alta conformidade, reforça o valor do nosso trabalho em equipe”, ressalta o diretor.
Além disso, o reconhecimento da Anvisa destaca o papel do HCN como instituição de referência e é fruto de um trabalho desenvolvido por profissionais dedicados que colocam o paciente no centro do cuidado. O compromisso com os protocolos de assistência é reforçado por investimentos constantes em treinamentos, auditorias internas, melhoria da comunicação entre setores e monitoramento de indicadores, garantindo uma atuação proativa na gestão de riscos e na construção de um ambiente cada vez mais seguro e eficiente.
Essa conquista consolida também o papel estratégico do HCN na ampliação das políticas de regionalização da saúde e na promoção de um cuidado qualificado e resolutivo no Sistema Único de Saúde (SUS). Além da excelência técnica, o cuidado humanizado é também um dos pilares da unidade do governo de Goiás em Uruaçu. Desde a admissão até a alta hospitalar, os colaboradores são capacitados para oferecer uma experiência acolhedora, priorizando o bem-estar e o respeito aos pacientes e suas famílias.