HCN oferece tratamento humanizado aos pacientes oncológicos com apoio do “enfermeiro navegador”

IMED: Enfermeiro Navegador do Centro de Oncologia do HCN

Centro de Oncologia da unidade dispõe de profissional para acompanhar toda a jornada do paciente em tratamento

Referência na área de Oncologia, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do Governo de Goiás administrada pelo IMED (Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento), é o primeiro da rede estadual a ter o seu próprio Centro de Oncologia. Inaugurado em julho de 2022, o espaço possui 36 leitos de internação, ambulatório com consultório e quimioterapia, equipamentos de última geração e equipe multiprofissional voltada para essa especialidade. Dentro deste contexto, destaca-se a figura do enfermeiro navegador, profissional que acompanha toda a jornada do paciente durante o tratamento oncológico humanizado no HCN.

A navegação é um trabalho que engloba todos os aspectos envolvidos no cuidado do paciente, inclusive os burocráticos, a fim de auxiliar sua jornada e garantir o melhor desfecho durante o tratamento. Ela envolve tanto o relacionamento entre profissionais da saúde e pacientes, quanto à integração processual dos hospitais e clínicas de atendimento.

De acordo com o gerente de oncologia da unidade, Marcelo Ramos, o tratamento pode ser longo e complexo, o que exige muito, tanto emocional quanto fisicamente do paciente.  “Muitas pessoas deixam quase toda rotina de lado quando recebem um diagnóstico de câncer. A ideia é que os profissionais de navegação, geralmente enfermeiros, ajudem a pessoa com diagnóstico de câncer a transpor as possíveis barreiras ao seu tratamento, sejam elas administrativas, financeiras ou psicológicas”, completa o gerente.

O trabalho do enfermeiro navegador, na prática, inclui atividades como: apoio na organização do tratamento e cuidados necessários; olhar diferenciado na jornada do paciente, garantindo tratamento psicológico e medicamentos para sua recuperação; suporte na realização de consultas e exames, realizando agendamento e garantindo o retorno com o especialista; manter o histórico de saúde do paciente sempre atualizado; e, acima de tudo, ser o apoio entre o paciente e a equipe multiprofissional da unidade.

Neste sentido, a equipe de oncologia do HCN trabalha com o processo de navegação do paciente desde o primeiro momento, garantindo o cadastro e promovendo todo apoio necessário. A equipe do hospital acompanha e auxilia a realização de todos os exames, biópsias, cirurgias e consultas com especialistas durante a internação, realizando acompanhamento via telefone e WhatsApp, sanando dúvidas e verificando a condição de saúde dos pacientes que seguem o tratamento ambulatorial.

Além disso, o profissional de navegação promove o acionamento da equipe multidisciplinar, como psicologia e serviço social, para auxiliar os pacientes na condução do tratamento oncológico, para minimizar riscos e desistências.

Atendimento e espaço humanizado

O Centro Oncológico do HCN tem capacidade para realizar até 750 sessões de quimioterapia por mês e conta com o atendimento humanizado, proposta que permeia toda a unidade, que é gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED.

Além dos equipamentos de ponta, o Gigante do Norte visa garantir um atendimento e recepção humanizados não só para os pacientes, mas também para seus acompanhantes. O Centro Oncológico possui espaço específico para os familiares, além de salão de beleza e oficinas de maquiagem, tudo para garantir o melhor acolhimento durante o tratamento.

Segundo Marcelo Ramos, a presença do acompanhante durante o processo de tratamento também é de extrema importância. “Nossas atenções também estão voltadas para atender às necessidades dessas pessoas dentro do hospital, sempre orientando, treinando e direcionando. Sabemos que eles se tornam a referência do paciente com câncer. Sem eles, muitas vezes, o paciente pode se deprimir e até pensar em abandonar o tratamento”, completa ele.

O hospital possui também uma unidade de internação específica para recuperação dos pacientes oncológicos, que é utilizada para acomodá-los em caso de procedimentos cirúrgicos relacionados ao seu tratamento.

O agendamento pode ser realizado via regulação estadual para pacientes que já possuem diagnóstico confirmado ou mesmo aqueles que necessitam definir seu diagnóstico. O ambulatório conta com oncologista presente de segunda à sexta-feira, atendendo toda população da região norte do estado de Goiás.

Para mais informações sobre a oncologia, basta entrar em contato pelo telefone (62) 3121-5418 e acompanhar as notícias do grupo de saúde de Uruaçu: https://bit.ly/3kIL1xu

Assessoria de Comunicação do HCN

Victor Weber – victor.weber@ecco.inf.br

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