Hetrin arrecada 94 bolsas de sangue em primeira campanha de 2025

A ação incentivou novos voluntários a participarem deste ato de amor e solidariedade, pois cada bolsa pode salvar até quatro vidas
A parceria firmada entre o Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) e o Hemocentro de Goiás (Hemogo), unidades do governo de Goiás, tem sido fundamental para fortalecer o estoque de sangue no estado. Em março, a primeira ação do ano resultou na coleta de 94 bolsas de sangue, contribuindo para salvar 376 vidas.
A doação de sangue é um gesto simples e seguro, como relata Rosirene Silva, que fez sua primeira doação na unidade móvel do Hemogo, no Hetrin. “Hoje vim fazer minha primeira doação de sangue aqui. Minha experiência foi excelente, não senti nada, foi tudo muito rápido”. Outra estreante na doação, Káritha Alves, também aprovou a iniciativa. “Foi muito tranquilo, o pessoal é muito educado. Foi uma experiência muito positiva e, com certeza, doarei mais vezes”.
Como ser doador?
O processo de doação de sangue é rápido e simples. Os voluntários devem pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis) e estar em boas condições de saúde. Após uma triagem inicial, a coleta dura cerca de 8 a 12 minutos, totalizando pouco mais de 30 minutos para todo o processo.
Interessados podem agendar sua doação pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone gratuito 0800 642 0457. A doação é um ato voluntário de amor e solidariedade, pois uma única bolsa de sangue de 450 ml pode ajudar até quatro pessoas. No Comitê Transfusional do Hetrin, o lema “Você é o tipo certo de alguém!” reforça a importância de participar desse gesto que oferece esperança a quem mais precisa.
O Hemocentro está sempre em busca de novos doadores, e a equipe do Hetrin se orgulha dos resultados alcançados. As ações têm contando cada vez mais com a participação de novos voluntários. “Queremos agradecer a todos que participaram da ação do Hetrin em parceria com o Hemogo e fizeram a sua doação”, destaca Ana Cristina Barros, membro do Comitê Transfusional do hospital.
Assessoria do Hospital Estadual de Trindade