HMB digitaliza acesso a resultados de endoscopia e colonoscopia
O novo modelo permite visualização imediata de laudos e imagens
O Hospital Municipal de Brasilândia (HMB) – Adib Jatene, da Prefeitura de São Paulo, implementou melhorias no acesso a resultados de exames de endoscopias e colonoscopias pelo Sistema Opitx, que adota o modelo Paperless (termo usado para descrever a redução de documentos em papel e a substituição deles por outros recursos digitais). Agora, pacientes e profissionais podem visualizar laudos e imagens sem necessidade de impressão por meio de um banco de dados seguro. Em 2024, mais de 11 mil pessoas realizaram exames na unidade. A iniciativa também visa contribuir com a preservação ambiental.
“A digitalização reforça o compromisso com a sustentabilidade e facilita o acesso do paciente aos resultados. O sistema digital elimina o risco de perda de documentos físicos, além de preservar a qualidade das imagens”, explica o médico Frederico Adatihara, diretor técnico do HMB.
Além de melhorar a experiência do usuário, a inovação alinha-se à política de sustentabilidade da instituição e ao compromisso com práticas mais seguras e eficientes. O HMB recebeu, em 2024, Menção Honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente devido à implementação de processos sustentáveis.
Como funciona
Os pacientes que realizam exames no hospital recebem, no momento da alta, um documento com dados pessoais e orientações para acessar os resultados por meio de um QrCode. No sistema é possível ter acesso ao laudo e as imagens imediatamente após a realização da endoscopia ou colonoscopia. No caso de tomografia, o diagnóstico é disponibilizado em 2 horas.
“É bem simples e intuitivo. Basta ter internet e logar com os dados pessoais. Isso contribui para o conforto do paciente que não precisa retornar ao hospital, dando prosseguimento ao tratamento de forma rápida e eficaz”, explica Antônio Panarotte, coordenador do Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Terapia (SADT) do HMB.
Antes da implantação, para cada paciente, eram impressas 4 cópias para cada um dos exame. Agora, com a adoção do modelo digital, esse número foi reduzido para apenas uma cópia. Estima-se que essa mudança resulta na economia de cerca de 3 mil folhas de papel sulfite por mês, que contribui não só para a diminuição dos custos e desperdício de recursos naturais, mas também reforça o compromisso da unidade com práticas mais sustentáveis e responsáveis.
De acordo com o diretor técnico da unidade, o fluxo de digitalização permitirá armazenar e compartilhar informações de maneira rápida e segura. “O objetivo é eliminar o uso de papel por completo, facilitando o trabalho de todas as áreas e reduzindo o tempo de espera no atendimento”, observa Adatihara.
Serviço de Endoscopia e Colonoscopia
Com mais de 11 mil exames realizados em 2024, o HMB atende pacientes de todas as idades e de diversas regiões de São Paulo. A inovação tecnológica reforça o compromisso com o cuidado centrado no paciente, proporcionando mais agilidade no dia a dia de quem precisa realizar o procedimento.
“O investimento em práticas digitais reflete não apenas uma melhora interna, mas também um compromisso com o meio ambiente, a eficiência organizacional e a proteção de dados médicos”, acrescenta o diretor do HMB.