HMB promove palestra sobre cuidado familiar e combate às drogas

O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) promoveu uma palestra especial em homenagem ao Dia das Mães, com foco no cuidado familiar e na prevenção ao uso de drogas.


Voluntários do grupo Amor-Exigente alertaram sobre sinais e atitudes importantes na atenção aos filhos

Como parte da programação do Dia das Mães, o Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) – Adib Jatene, da Prefeitura de São Paulo, promoveu uma palestra especial com voluntários do grupo Amor-Exigente. O encontro proporcionou uma reflexão profunda sobre a importância da estrutura familiar e o papel dos pais na formação dos filhos. Além disso, a palestra destacou o valor do cuidado, do afeto e da presença materna no desenvolvimento emocional e social de crianças, adolescentes e jovens. Atualmente, a unidade conta com 1200 colaboradores, sendo 922 mulheres.

“No HMB, existem muitas mães e, às vezes, nem todas conseguem expressar o que sentem ou pensam. Por isso, uma palestra que aborde temas tão relevantes e cotidianos serve como um importante alerta e alcança pessoas que, muitas vezes, nem imaginamos que estejam passando por alguma dificuldade. Foi uma iniciativa nota 10”, destaca Patrícia Milan, psicóloga do HMB.

Mudança de vida e transformação

Os voluntários José Braz da Costa e Jurandir Custódio Muniz compartilharam suas experiências pessoais e alertaram sobre a importância de cuidar dos jovens desde os primeiros sinais de uso de substâncias químicas. “Se a mãe perceber que o filho está mudando, é hora de buscar ajuda. Grupos de apoio podem oferecer orientação e suporte emocional. A mãe não precisa lidar com isso sozinha”, afirmou Braz.

Já Jurandir, com seu exemplo de superação, destacou como o papel da família é fundamental no processo de recuperação. “Não viemos aqui dar conselhos, mas hoje tenho orgulho de dizer que estou limpo há mais de 16 anos. Isso foi possível com o apoio da minha família e dos grupos que me acolheram”, contou emocionado. Ele reforçou a importância da firmeza e do diálogo direto. “É preciso amar com responsabilidade. Passar a mão na cabeça só atrasa a recuperação”.

O HMB realiza, todas as segundas-feiras, às 19h, reuniões do Grupo Amor-Exigente, que aborda, entre outros temas, a importância da família e oferece apoio a mulheres que enfrentam a codependência, seja com filhos que enfrentam problemas com álcool ou outras drogas. O espaço é aberto a colaboradores do hospital e moradores da comunidade.

Cuidado no dia das mães

O objetivo da palestra foi reforçar e valorizar ações de conscientização voltadas à comunidade. Em um ambiente acolhedor e respeitoso, as mães foram orientadas sobre os sinais de alerta e receberam apoio para enfrentar possíveis desafios relacionados à dependência química. O evento também foi um lembrete de que, com informação e rede de apoio, é possível transformar vidas.

Além disso. o HMB também promoveu outras ações na data comemorativa voltadas aos colaboradores. Setores da unidade foram decorados com recordações e espaço para fotografias. “O acolhimento em uma data importante, mesmo que seja simples, já pode fazer a diferença. É uma forma que a instituição encontra para demonstrar afeto e lembrar da data”, observa Patrícia.

Deixe um comentário