HMB realiza campanha de higienização das mãos

Campanha de higienização das mãos no Hospital Municipal da Brasilândia - HMB promove práticas essenciais para a prevenção de infecções, com atividades educativas para a equipe de saúde.

Iniciativa educativa reforçou a importância da prática como ferramenta essencial na prevenção de infecções hospitalares

O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) – Adib Jatene, da Prefeitura de São Paulo, realizou uma campanha de quatro dias dedicada à higienização das mãos, com foco principal na equipe assistencial. A ação integra o calendário da Organização Mundial da Saúde (OMS), que instituiu o dia 5 de maio para reforçar a importância desse hábito simples, porém essencial, na prevenção de infecções hospitalares. Durante a campanha, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) aplicou dinâmicas educativas e orientou os colaboradores sobre a importância de seguir corretamente todas as etapas da lavagem das mãos.  

“A higienização bem feita é essencial no cuidado e na prevenção. Por ser um método barato, eficaz e rápido, conseguimos prevenir infecções relacionadas à assistência à saúde sem grandes custos. Lavar as mãos reduz riscos e salva vidas”, alerta Giovana Sapienza, infectologista do HMB.

Para Raymara Alves, enfermeira do SCIRAS e uma das organizadoras da campanha de 2025, a participação de todos os setores foi fundamental para que a informação chegasse ao maior número de pessoas, contribuindo para a consolidação da cultura de higienização das mãos na unidade. “O Dia Mundial da Higienização traz consciência. Quando o profissional entende que lavar as mãos não é um simples ato automático, mas um cuidado direto com o paciente, ele passa a valorizar cada etapa do processo”, explica.

A campanha

Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial da Higiene das Mãos tem como objetivo prevenir infecções e salvar vidas, especialmente em ambientes hospitalares. A prática correta, segundo o órgão, pode reduzir em até 80% as infecções relacionadas à assistência à saúde. Neste ano, o Ministério da Saúde definiu o tema da campanha nacional como: “Luvas, às vezes. Higiene das mãos, sempre.”

No HMB, ao longo de quatro dias, a equipe assistencial participou de dinâmicas interativas, com jogos de tabuleiro que testaram conhecimentos, orientações e simulações práticas. A iniciativa reforçou os cinco momentos da higiene das mãos e promoveu maior compreensão sobre a importância do gesto na prevenção de infecções. “Foi uma maneira divertida de ensinar algo sério. As equipes aceitaram muito bem e absorveram o conteúdo com entusiasmo”, contou a enfermeira do SCIRAS, Camila Delmiro.

Cuidado na assistência

Com 323 leitos, sendo 60 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adultos e 10 infantis, o Hospital Municipal da Brasilândia atende, em média, 18 mil pacientes no pronto-socorro e realiza cerca de 900 internações por mês. Periodicamente, a unidade promove campanhas e ações voltadas à redução de infecções, como treinamentos para equipes assistenciais e projetos de descarte correto de resíduos — iniciativa que, em 2024, rendeu à instituição Menção Honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente.  

“Campanhas como a de higienização das mãos são extremamente eficazes e fundamentais dentro de uma unidade de saúde. Nosso foco é sempre ajudar o paciente e promover o melhor atendimento”, observa a infectologista do HMB.

Deixe um comentário