Hospitais do IMED são referência em captação de órgãos

Hospitais de Goiás e São Paulo geridos pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) somam 29 procedimentos autorizados pelas famílias

Unidades de saúde de Goiás e São Paulo somam 30 procedimentos autorizados pelas famílias

O IMED tem se destacado na captação de órgãos nos hospitais que administra e entra na campanha do Setembro Verde. Desde a primeira doação no Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN), em 28 de junho de 2022, as unidades já promoveram 31 doações de órgãos e tecidos. Todas as captações são administradas pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), órgão do Ministério da Saúde que mantém o cadastro e uma fila única de pacientes no Brasil.

No HCN já foram 18; no Hospital Estadual de Formosa (HEF) foram 5; no Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) foram 5 e no HETRIN foram 3. Em homenagem aos doadores, os familiares plantam mudas de árvores para representação de um novo começo e esperança de uma vida saudável. Outros atos, como o corredor de palmas, que homenageia o doador também são tradições nas unidades.

Campanha

Setembro é conhecido como o mês da doação de órgãos, sendo marcado pela campanha “Setembro Verde”, cor internacional de órgãos, e pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos: 27/09. O objetivo é conscientizar e incentivar as pessoas a conversarem com a família sobre o desejo de ser um doador. No Brasil, não é necessário deixar nada por escrito para ser um doador, basta comunicar a família. A doação de órgãos e tecidos só é realizada após a autorização familiar. 

Fila

Até janeiro de 2024, 41.559 pessoas aguardavam em lista por um transplante de órgãos. Apesar disso, o aumento no número de doadores tem sido percebido ano após ano, como entre 2022 e 2023, período em que houve um acréscimo de 17% no total de captações realizadas.

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?