Hospitais e Policlínicas em Goiás realizam atividades do Janeiro Branco
Iniciativas abordaram cuidado psicológico, integração das equipes e apresentação do programa Conte com a Gente, desenvolvido para auxílio aos colaboradores
O começo do ano dá início à campanha Janeiro Branco, movimento sobre saúde mental que convida a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional. O tema de 2025 é “O que fazer pela saúde mental agora e sempre”. Em conscientização ao Janeiro Branco, o Hospital Estadual de Formosa (HEF), de Trindade (Hetrin), do Centro-Norte Goiano (HCN) e as Policlínicas de Formosa e Posse realizaram, nos dias 16 e 17 deste mês, ações de conscientização sobre a importância e o cuidado sobre esse tema.
A programação foi organizada pelas equipes de Desenvolvimento Humano e Cuidado (DHO) em parceria com a Comissão de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPAA) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Adelson Gonçalves, gerente de DHO do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, organização social que administra as unidades, destacou a importância do movimento Janeiro Branco, que teve início em 2014. Ele explicou que a escolha do mês se dá por ser o período de recomeço, tanto no calendário pessoal quanto profissional. “Janeiro é um mês de reinício, o começo do ano, onde você tem a oportunidade de escrever novamente a sua história”, afirmou.
Ações nas unidades
Entre as atividades promovidas, destacam-se a Blitz do Janeiro Branco e a Roda de Conversa, voltadas ao esclarecimento dos colaboradores sobre a importância do cuidado psicológico, com flyers informativos sobre o programa interno de apoio psicológico. As iniciativas forneceram informações valiosas sobre o programa “Conte com a gente”, disponível para todos os trabalhadores, e reforçou o compromisso de proporcionar qualidade de vida e um espaço profissional mais saudável.
A programação foi encerrada com o Webinar, que teve a integração de todas as unidades de forma remota. Em um momento de orientações e espaço para esclarecimento de dúvidas, temas como o panorama da saúde mental no Brasil e no mundo e a necessidade de ações nas organizações foram abordados pelos mediadores. Além disso, a assistente social Jéssica Silva e a psicóloga Patrícia Milan detalharam aos participantes como usufruir do serviço de acolhimento psicológico disponível na instituição.
No HEF, HCN, Hetrin e Policlínicas os colaboradores participaram da Blitz do Janeiro Branco, atividade que intensificou a divulgação do programa Conte com a Gente
Conte com a gente
O programa está disponível para todos os funcionários e terceiros das unidades desde 2022. O serviço de apoio emocional já foi premiado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). Através dele é oferecido atendimento psicológico, presencial e online, com garantia de total sigilo e confidencialidade. De junho a dezembro de 2024, foram realizados 80 acolhimentos presenciais e online, totalizando mais de 55 horas de atenção exclusiva aos profissionais.
“A cada dia vemos mais colaboradores confiando no Conte com a Gente, por isso estamos muito felizes com a quantidade de atendimentos realizados. Além disso, acompanhamos funcionários que se licenciam por questões de saúde mental e damos todo o suporte contínuo”, disse a psicóloga Patrícia Milan, durante explanação no Webinar.
Com humanização em primeiro lugar, quem procura o projeto recebe auxílio também em questões pessoais. “Muitas vezes, as pessoas não sabem como buscar ajuda e nós fazemos o papel de orientá-las sobre seus direitos e onde encontrar apoio. Além disso, desenvolvemos iniciativas como a Semana de Saúde Mental e os Diálogos Semanais de Cuidado”, destaca Jhéssika Silva, analista de saúde.
Compromisso com o colaborador
Todas as atividades fazem parte do compromisso contínuo das unidades com o bem-estar dos colaboradores. O investimento na saúde emocional é fundamental para garantir um ambiente de trabalho mais equilibrado e produtivo. “Hoje nós temos a busca de políticas para equilibrar a vida pessoal e a profissional. Existem vários incentivos que oferecemos, como a prática do day-off, que é a pausa no dia do aniversário, desde 2022. A educação em saúde mental é muito forte aqui e essa cultura vem sendo consolidada”, conclui o gerente de DHO.