Hospital Municipal da Brasilândia realiza 10 mil endoscopias em cinco meses

Endoscopia é um exame que permite visualizar o interior do esôfago, estômago e intestino delgado através de um tubo fino com câmera. (Foto: Alanis Meira /IMED)

Com média de 2 mil exames de endoscopia por mês, iniciativa tem transformado a vida de milhares de pacientes

O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) – Adib Jatene, da Prefeitura de São Paulo, comemora, em fevereiro, a marca de 10 mil exames de endoscopia realizados desde setembro de 2024. Funcionando 24 horas nos primeiros 90 dias, a iniciativa tem transformado a vida de milhares de pacientes de todas as regiões da capital. Além da equipe de profissionais, a tecnologia tem contribuído para a satisfação dos pacientes, que recebem os resultados rapidamente.

“Nos preparamos muito para atender cada demanda e contribuir com a população de São Paulo. O Projeto Endoscopia comprova que o planejamento foi seguido à risca, resultando nessa grande marca. Para cada um dos 10 mil pacientes que realizaram o exame conosco, dedicamos 100% de empenho e cuidado”, afirma Frederico Adatihara, diretor técnico do HMB.

Todos os pacientes foram agendados por meio do Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (SIGA), após a disponibilização de vagas pela Unidade Básica de Saúde (UBS). “Após recebermos a indicação de quem precisa do exame e concluirmos todo o processo, entramos em contato para confirmação”, explica Jéssica Valéria dos Santos, enfermeira responsável pelos agendamentos do projeto.

Vidas transformadas

Patrícia Cristina Rodriguez, de 52 anos, foi a paciente de número 10 mil a realizar a endoscopia pelo projeto do HMB. Dona de casa, ela sofre com problemas estomacais e precisava do exame para concluir a investigação de seu caso. “A ansiedade era grande. Agradeço toda a equipe deste hospital por me possibilitar marcar e realizar o procedimento rapidamente”, disse a moradora da Vila Sabrina, na Zona Norte de São Paulo.

A professora Márcia Margarete também passou pelo procedimento e destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). “Eu me senti bem e gostei bastante de ter a chance de fazer o procedimento. Fico feliz em saber que no Brasil podemos acessar esse tipo de serviço, pois em muitos lugares as pessoas não têm essa possibilidade.”

O engenheiro Ronaldo Galhardo se surpreendeu com a rapidez do agendamento. Ele precisava do exame com urgência para uma consulta no fim do mês. “Eu achei fantástico. Fui ao médico ontem e, hoje, já estou realizando o exame. Tudo perfeito”, afirmou, prometendo cuidar mais da saúde após anos de adiamento.

Compromisso e eficiência no atendimento

O Serviço de Endoscopia e Colonoscopia foi inaugurado em dezembro de 2023 e conta com uma estrutura de 3 salas de procedimento e equipes médicas, administrativas e de enfermagem. A tecnologia também é aliada no sucesso obtido no Projeto Endoscopia. Por meio do Sistema Optix é possível fornecer o resultado dos exames de forma rápida e prática para o paciente. “Nosso objetivo sempre foi atender com excelência e fornecer praticidade para o paciente e estamos conseguindo. Isso nos motiva ainda mais”, relata Dr Adatihara.

Atualmente os atendimentos ocorrem de segunda à sexta, das 7h às 19h. De forma intercalada, são realizados plantões especiais durante 24h por duas vezes na semana. Pacientes de todas as localidades de São Paulo podem utilizar o serviço após ser encaminhado por uma unidade de saúde e passar pela regulamentação oficial.

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?