Na mídia: Geriatra do Hetrin fala sobre risco de quedas para idosos

Na última terça-feira, 10/09, a Dra. Natália Sardinha, médica geriatra do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), participou do programa "Bom dia, Goiás", abordando um tema crítico: 70% das quedas de idosos ocorrem dentro de casa.

ntrevista foi concedida para a TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo em Goiás 

Na manhã da última terça, 10/09, a médica geriatra do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), Dra. Natália Sardinha, participou de uma entrevista para o programa “Bom dia, Goiás”, da TV Anhanguera. A médica serviu como fonte para a matéria que tratava do número divulgado pelo Ministério da Saúde de que 70% das quedas com idosos ocorrem dentro de casa.

Durante sua participação ao vivo, Dra. Natália deu dicas e respondeu algumas perguntas dos espectadores do programa. O primeiro questionamento foi a respeito da iluminação e ambiente seguro para os idosos, pois os dados mostram que 40% das quedas ocorrem neste cenário. ” Temos que ter muito cuidado, pois é o momento que o idoso mais cai, justamente no trajeto de ida ao banheiro. É importante sempre deixá-lo mais livre e bem iluminado”, alertou a médica do Hetrin.

Na última terça-feira, 10/09, a Dra. Natália Sardinha, médica geriatra do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), participou do programa "Bom dia, Goiás", abordando um tema crítico: 70% das quedas de idosos ocorrem dentro de casa.

A entrevista também abordou a necessidade de atenção máxima com os idosos em caso de quedas frequentes, podendo isso significar doenças mais agudas que podem causar danos ainda maiores. ” O idoso nem sempre apresenta os sintomas típicos de infecção de urina, por exemplo, ele simplesmente começa a cair com frequência, o que pode ser um fator de preocupação no futuro. Por isso se você tem um idoso em casa que cai muito, procure um atendimento médico”, destacou.

Além disso, a médica geriatra do Hetrin lembrou que em caso de quedas mais graves, os idosos podem sofrer fratura no colo do fêmur, podendo gerar lesão por pressão, infecção e, em alguns casos, até a morte. “O assunto é muito sério. Às vezes por um descuido, pode-se ter um desfecho trágico”, adverte a Dra. Natália ao lembrar, sobretudo, que a prevenção e o cuidado devem ser diários e com atenção nos mínimos detalhes.

Confira a entrevista completa aqui: https://www.instagram.com/reel/C_viPCOA9Gb/

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?