Nutricionista do HCN dá dicas de alimentação equilibrada para o fim de ano

IMED – Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento | HCN - Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano | Entrevista Nutricionista HCN

Especialista em nutrição clínica, esportiva e oncológica compartilhou conselhos sobre como aproveitar as festas de forma saudável

Para orientar a população sobre como manter uma boa alimentação durante o período de festividades, a nutricionista do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), Janaína Benta da Silva, concedeu entrevista à Rádio Popi FM no último dia 20 de dezembro. Durante a conversa, ela falou sobre a importância da moderação nas refeições e deu dicas para aproveitar a ceia de Natal e Ano Novo de maneira saudável.

“Quando a gente fala de festividades, pensamos logo naquelas comidas saborosas, como peru, farofa e pavê. A alimentação está presente, mas não podemos esquecer que tudo deve ser feito com moderação”, observou a nutricionista ao explicar que é comum as pessoas deixarem o equilíbrio de lado nas festas de fim de ano, especialmente com a variedade existente nas ceias.

Sobre o preparo para aproveitar bastante as refeições especiais, Janaína destacou que, ao invés de pular períodos de alimentação, o ideal é manter uma dieta equilibrada ao longo do dia para não ocasionar alterações no corpo como fraqueza. “Não deixe de comer normalmente. Mantenha o ritmo habitual e prefira fibras e vegetais”, recomendou a nutricionista do HCN.

Cuidado com bebidas alcoólicas e exageros

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas nas comemorações apresenta riscos e é fundamental que se mantenha uma boa hidratação. De acordo com Janaína Benta, nunca se deve consumir álcool com o estômago vazio, e a ingestão de água segue sendo a forma mais garantida para evitar a desidratação.

Sobre os exageros alimentares típicos desta época de fim de ano, a nutricionista lembra que o consumo excessivo de alimentos gordurosos e açucarados pode dificultar a digestão e levar a transtornos gastrointestinais. “O processo digestivo fica mais lento e pode ocorrer estufamento e até casos de diarreia,” explica a especialista.

Atenção redobrada para quem possui restrições

A orientação para pessoas com restrições alimentares é sempre a preparação especial, planejada de forma antecipada. O ideal, segundo informou Janaína, é cada um levar seu próprio alimento para evitar surpresas. “Quem tem diabetes, hipertensão ou outras condições precisa de cuidado, mas não deve deixar de aproveitar um momento tão especial”, informou.

Oferecer orientação para a população é um papel fundamental do HCN, sobretudo em períodos de muitas informações desencontradas. Na entrevista, a nutricionista, que atua no ambulatório de oncologia do HCN, onde orienta pacientes sobre como conciliar saúde e bem-estar, se propôs a explicar um guia prático para quem deseja aproveitar as festividades sem comprometer a saúde, destacando a importância de retomar a rotina alimentar e manter o equilíbrio.

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?