Papai Noel e Projeto Nariz Encantado alegram pacientes no HMB

Parceria com o Projeto Nariz Encantado tem transformado o ambiente hospitalar com amor e apoio emocional

Na manhã do último domingo, dia 8 de dezembro, o Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) – Adib Jatene, da Prefeitura de São Paulo, foi cenário de um evento especial que marcou o início das comemorações de Natal na unidade. Pacientes, acompanhantes e profissionais da pediatria e clínica médica foram surpreendidos com a visita do Papai Noel, que trouxe dezenas de presentes, alegria e palavras de esperança para aqueles que estavam internados. A iniciativa foi viabilizada pelo Projeto Nariz Encantado, que já vem realizando atividades aos fins de semana no hospital desde outubro.

“Hoje nós tivemos, além dos voluntários do projeto, a presença do Papai Noel e da Mamãe Noel. Viemos trazer um pouco de amor e alegria para as crianças internadas no Hospital da Brasilândia e também para os adultos que estão internados no quinto andar”, explica Pâmela dos Santos, voluntária do Projeto Nariz Encantado.

Ela também enfatiza a importância de pequenas ações para o bem-estar daqueles que estão em recuperação de problemas de saúde. “Estar aqui e poder oferecer um gesto de carinho ou uma risada é uma sensação que preenche completamente o nosso ser”, completa.

Gratidão e emoção

Para as crianças, a experiência foi inesquecível. Entre sorrisos e abraços, o bom velhinho distribuiu presentes e visitou os leitos para desejar um feliz Natal. Para Gabriely Freitas, mãe de Briana Freitas, de 3 anos, a presença do Noel em um momento sensível serviu para sua filha se sentir melhor. “Foi importante porque ela estava triste, sem interatividade e quando viu o Papai Noel, ficou muito feliz e animada. Ações desse tipo afastam a tristeza,” relatou emocionada.

A mãe da paciente também fez questão de agradecer à unidade e toda equipe envolvida na atividade. “Gostaria de agradecer ao hospital por isso. É muito bom e precisa acontecer sempre que possível”, expressou.

O Papai Noel

João Batista Arcângelo atuou como Papai Noel junto com a sua esposa, que foi Mamãe Noel. No setor de pediatria, ele visitou os leitos permitidos e entregou um presente para cada criança. Ao entrar, sorrisos e abraços tomavam conta da cena. Ele relata a emoção de poder contribuir com a felicidade dos pequenos. “Hoje eu vim acariciar o meu coração, porque isso aqui é um presente para o Papai Noel. As pessoas estavam esperando que eu desse um presente, mas quem ganhou fui eu,” disse emocionado.

Humanização e o Projeto Nariz Encantado

O apoio da comunidade e a parceria com voluntários reforçam a mensagem do Projeto Nariz Encantado, que atua desde 2022 em instituições da cidade de São Paulo. Atualmente, todos os sábados pela manhã, eles alegram dezenas de crianças no HMB e contribuem para compartilhar esperança, amor e fraternidade. “Para nós, a missão não se resume apenas a momentos de diversão, mas a uma mensagem de apoio emocional para aqueles que passam por momentos difíceis,” define a voluntária Pâmela.

A ação semanal e a visita de Natal reforçam o comprometimento do Hospital Municipal da Brasilândia com a humanização. Além dessas iniciativas, outras atividades ocorrem diariamente para que a jornada hospitalar do paciente seja a melhor possível. A equipe multidisciplinar realiza o aniversário de pessoas que estão na unidade, banho de sol para pacientes de longa permanência e atenção especial em datas festivas e importantes.

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?