Policlínica de Posse realiza palestra sobre câncer colorretal e saúde preventiva

A iniciativa destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal, principal causa de morte por neoplasia no Brasil
A Policlínica Estadual da Região Nordeste – Posse, unidade do governo de Goiás, promoveu uma palestra educativa sobre o câncer colorretal, conduzida pelo Dr. Dimitri Carvalho Homar, angiologista da unidade. O objetivo do encontro foi esclarecer a comunidade sobre os fatores de risco, sintomas, prevenção e tratamento do câncer do cólon e reto, localizado na extremidade inferior do trato digestivo.
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, o Brasil deve registrar 45.630 novos casos de câncer colorretal por ano no triênio 2023/2025, totalizando mais de 136 mil diagnósticos no período. Um dado preocupante, de acordo com a projeção, é que mais de 70% dos casos de câncer colorretal no Brasil são, atualmente, detectados em estágio avançado, o que reduz as chances de cura e torna o tratamento mais complexo.
“Os casos precoces de câncer colorretal podem se iniciar com pólipos não cancerígenos, que geralmente não apresentam sintomas, mas podem ser identificados por meio de exames preventivos”, destacou o médico durante a palestra. Por esse motivo, foi enfatizada a importância da realização de exames de rotina para pessoas com mais de 50 anos ou pertencentes a grupos de risco, a fim de possibilitar um diagnóstico precoce, que aumenta significativamente as chances de tratamento eficaz.
Sintomas e opções de tratamento
Também foi abordado sobre os sintomas mais comuns do câncer colorretal. “Alterações nos hábitos intestinais, mudanças na consistência das fezes, presença de sangue nas fezes e desconforto abdominal são alguns dos sinais”, alertou o médico, explicando que o tratamento varia conforme o tamanho, a localização e a propagação da doença, incluindo opções como cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
O especialista alertou ainda sobre a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis como medida preventiva, além do acompanhamento médico contínuo e a realização de exames regulares, essencial para a detecção precoce e o sucesso do tratamento.
A Policlínica Estadual de Posse, unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), reforça seu compromisso com a saúde da comunidade, proporcionando informações e orientações que podem fazer a diferença no diagnóstico e no tratamento do câncer colorretal.
Assessoria da Policlínica Estadual da Região Nordeste – Posse