Projeto Sol: a humanização no cuidado com pacientes no HMB

O Projeto Sol do Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) promove interação e benefícios emocionais através da exposição à luz natural em ambientes externos.

Iniciativa explora áreas abertas e ensolaradas, promovendo benefícios físicos e emocionais por meio de interação, luz natural e mudança de ambiente

Com o objetivo de tornar a permanência hospitalar mais leve e acolhedora, o Hospital Municipal de Brasilândia (HMB) – Adib Jatene, da Prefeitura de São Paulo, implantou o Projeto Sol, uma iniciativa que visa humanizar o atendimento àqueles que permanecem em setores como Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Clínica Médica. Por meio da escuta ativa, parte da equipe multiprofissional, formada por fisioterapeutas e psicólogos, idealizou o programa com o objetivo de encontrar soluções que promovam bem-estar e favoreçam momentos de interação entre os pacientes.

“Para nós, ver nossos pacientes evoluindo e participando de atividades é uma grande conquista. Nosso papel é garantir o máximo de conforto durante a estadia hospitalar de cada um. Este é um projeto especial”, afirma Amanda Scopigno, coordenadora da equipe multiprofissional do HMB.

Benefícios do Projeto Sol

A ação consiste em levar os pacientes para áreas externas ou mais iluminadas do hospital, proporcionando contato com o sol, o ar livre e a convivência com outras pessoas. Inicialmente voltada aos que possuem maior independência funcional, a atividade foi ampliada para incluir também acamados e aqueles em cuidados paliativos.

“Quando os pacientes saem dos corredores e vão para o ambiente externo, eles se sentem mais motivados e dispostos. Isso impacta diretamente na adesão à terapia e até na evolução clínica. O simples fato de estarem em um local diferente, sentindo a luz do dia, já muda completamente o humor deles. Percebemos uma melhora de 100% na disposição para os exercícios,” informa a fisioterapeuta Angélica dos Santos Tavares.

As atividades propostas na ação — como pintura, desenhos e momentos de socialização — são realizadas com os pacientes que atendem aos critérios estabelecidos. Essas práticas proporcionam diversos benefícios, como o aumento da motivação e disposição, maior engajamento com os processos terapêuticos e melhor aceitação dos tratamentos. “A fisioterapia, por exemplo, tem mais possibilidades de atuação nas áreas abertas, onde há espaço para a prática de exercícios que não seriam possíveis dentro dos quartos”, destaca a Angélica.

Humanização como objetivo

O HMB possui atualmente 323 leitos e realiza uma média de 900 internações mensais. Com isso, são várias as ações e as campanhas implementadas na unidade que visam melhorar a jornada hospitalar de cada pessoa. O Projeto Sol, então, reforça o compromisso da instituição com um atendimento que oferece não apenas cuidados médicos, mas também atenção ao bem-estar emocional dos pacientes. “Com criatividade, empatia e dedicação, a equipe mostra que a recuperação também passa pela luz do sol, pelo carinho e pelo contato humano”, observa a coordenadora da equipe no HMB.

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?