Comissão de Altas do HEF estende cuidados para além das portas do hospital

IMED - Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento | HEF - Hospital Estadual de Formosa | Comissão de Altas

No Hospital Estadual de Formosa, comissão traz melhorias no processo de internação e planejamento do dia da alta do paciente

Visando ampliar e aperfeiçoar ainda mais o cuidado e assistência aos pacientes, existe no Hospital Estadual de Formosa (HEF) a Comissão de Altas, que traz melhorias no processo de internação e no planejamento do dia da alta.  Composta por profissionais multidisciplinares da unidade, a equipe realiza visitas diárias aos leitos dos pacientes, contando com a participação dos setores de Núcleo Interno de Regulação (NIR), Administração, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, Serviço Social, Fonoaudiologia e Psicologia.

O principal objetivo da Comissão é assegurar que todos os pacientes sejam ouvidos a respeito do seu processo de internação e reforçar o atendimento humanizado que o hospital oferece à população. Além disso, a iniciativa proporciona um espaço de discussão entre os profissionais envolvidos sobre os motivos da permanência hospitalar e as necessidades dos pacientes para programação das altas.

“A Comissão de Altas tem a proposta de uma comunicação mais efetiva, em que conseguimos resolver ali, beira leito, as questões do paciente e orientar os familiares em relação às dúvidas, aos procedimentos e ao encaminhamento pós-alta hospitalar”, explica Adriana Deivid, coordenadora da equipe multidisciplinar do HEF, unidade do governo de Goiás gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED.

Visita e experiência humanizada

Durante a visita diária da Comissão, todas as pendências e necessidades identificadas são encaminhadas para um responsável, que se encarregará de averiguar e tomar as devidas providências, por meio de uma sistematização do processo.

“Na visita beira leito nós temos a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre medicações, exames, acompanhamento ambulatorial e consultas com algumas especialidades, sempre direcionando o paciente a seu município de origem. Eles ficam apreensivos sobre o transporte, então fazemos também essa ponte, esse contato com os municípios de cada paciente para encaminhamento da programação da sua alta médica e hospitalar”, ressalta Giliarde Barbosa, assistente social do HEF.

A Comissão de Altas do hospital tem demonstrado seus benefícios, com altas programadas e planejadas previamente, proporcionando uma experiência mais humanizada e segura para os pacientes. Além disso, essa iniciativa tem contribuído para identificar e solucionar potenciais obstáculos que poderiam prolongar a permanência hospitalar, como a necessidade de exames complementares ou a solicitação de materiais específicos.

Para Priscilla Gontijo, coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HEF, um dos principais benefícios da comissão é a otimização da alta do paciente. “Nas visitas percebemos que muitos pacientes estão com uma internação prolongada por motivos que podem ser facilmente resolvidos, como por exemplo: a espera de um exame, a solicitação de algum parecer, entre outros. Quando identificamos isso, conseguimos, como equipe, agilizar os processos para que o paciente tenha uma alta bem-sucedida”.

Janaína Santos, gerente de projetos do IMED e gerente de enfermagem interina do HEF, aponta que os resultados obtidos desde o início da Comissão têm sido extremamente satisfatórios. “Além de uma comunicação aprimorada entre a equipe de saúde, o vínculo profissional-paciente também se fortaleceu. Essa maior proximidade tem permitido a programação e o planejamento antecipado das altas, otimizando questões burocráticas e contribuindo para reduzir o tempo de internação e melhorar o giro de leitos do hospital”, afirma a gerente.

A equipe da Comissão de Altas está empenhada em aprimorar constantemente esse processo, buscando sempre a melhoria contínua do cuidado ao paciente e a otimização dos recursos disponíveis. Essa iniciativa reforça o compromisso do Hospital Estadual de Formosa em oferecer uma assistência de qualidade, promovendo a saúde e o bem-estar de toda a comunidade atendida.

Assessoria de Comunicação do HEF

Deixe um comentário