Hospital Estadual de Formosa realiza terceira captação de órgãos para transplantes

Imed - IMED - Instituo de Medicina, Estudos e Desenvolvimento

Procedimento realizado na unidade do Governo de Goiás resulta em captação de rins que irão beneficiar duas pessoas que estão na lista de espera

As equipes hospitalares do HEF estavam envolvidas e preparadas para o procedimento de captação de órgãos

O Hospital Estadual de Formosa Dr. César Saad Fayad (HEF), unidade do Governo de Goiás, realizou sua terceira captação de órgãos nesta quinta-feira (25/05) com apoio da Força Aérea do Corpo de Bombeiros. Rins foram doados por uma paciente de 42 anos que teve morte encefálica após um acidente vascular cerebral (AVC). 

A gerente de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Katiuscia Freitas, reforça a importância das equipes hospitalares estarem envolvidas e preparadas para esse processo. “Essa doação garante que pessoas na fila de espera possam ser atendidas com a realização do transplante. Estamos capacitando profissionais nos hospitais para que estejam aptos para a abordagem nestes momentos”, garante. Os rins serão destinados para pacientes do estado de Goiás.

A equipe médica do hospital prestou toda assistência, realizando exames clínicos e de imagem, chegando à conclusão da morte encefálica do paciente, explicou a coordenadora de enfermagem da UTI do hospital, Bruna Soares. “Cada processo de acolhimento é único e nosso trabalho é sermos ponte para   o sim como expressão de generosidade e ressignificação do luto. A doação é um ato de amor e compaixão que salva vidas”, ressalta Bruna.

“Nosso hospital é 100% SUS e a importância de cada captação feita é macro. A nossa equipe de Formosa recebe toda a população do município e região e muito se orgulha, por cada vida que na ocasião podem ser salvas por cada família que se sente sensibilizada e por cada órgão que captamos”, conclui a gestora do HEF, Ana Brito.

Texto: Yasmin Bernardes/Imed

Fotos: Sthefane Silva/Imed

1 thought on “Hospital Estadual de Formosa realiza terceira captação de órgãos para transplantes

  1. Parabéns a toda equipe, desde o pessoal de apoio até a gestora. N tem nada nessa vida q pague o trabalho, o carinho, o amor de vcs p c o próximo . Vcs lutam p dar esperança à todos aqueles q ansiosos e angustiados sem expectativas de vida pela doença, conseguem renascer. Parabéns mais uma vez à todos.
    Sou enfermeira e meu trabalho de conclusão foi c esse tema Doação de Órgãos, portanto me sinto muito feliz pela conquista de vcs e principalmente dos familiares do doador q compreendem a compaixão mesmo no momento de tamanha dor da perda.

Deixe um comentário