IMED celebra ano de conquistas na saúde pública

IMED - Instituto de Medicina, Estudo e Desenvolvimento | Saúde Pública

Em 2023, o Instituto de Medicina conquistou reconhecimento e atuou de maneira eficaz nos atendimentos realizados, além de aumentar hospitais administrados

O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED – organização social que presta serviços na área da saúde e de gestão hospitalar, finalizou o ano com conquistas importantes para a saúde pública. A instituição administra, em Goiás, três hospitais estaduais: de Formosa, de Trindade e do Centro-Norte Goiano. Ao longo do ano, as unidades receberam homenagens e certificações que comprovam a responsabilidade do IMED com a segurança do paciente e a qualidade do serviço ofertado.

O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) conquistou o segundo nível da Organização Nacional de Acreditação (ONA), chegando à marca de Acreditado Pleno. A certificação representa a qualidade dos atendimentos e segurança dos processos realizados pelo hospital. Ainda recebeu certificado do Hemocentro de Goiás por ser destaque em número de doação de sangue no estado na categoria de Hospitais Estaduais e o Laboratório da unidade foi certificado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), com chancela de excelência em nível nacional. A certificação é um método de avaliação que busca, por meio de padrões e requisitos pré-estabelecidos, promover assistência de excelência no setor.

Já o Hospital Estadual de Formosa (HEF) recebeu o certificado de Gestão, Qualidade e Desempenho do Centro de Terapia Intensiva (CTI) oferecido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amig) e Federação Panamericana e Ibérica de Medicina Crítica e Terapia Intensiva (Fepimcti) por atender os padrões de atendimento e qualidade impostos pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, o acolhimento de mães e bebês realizado na unidade conta com equipe especializada, referência em humanização. Só no ano de 2023, mais de mil partos foram realizados, numa média mensal de 120 nascimentos. A unidade oferece, além de assistência para o parto, orientações para cuidados com o recém-nascido e puerpério.

Localizado em Uruaçu, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) recebeu destaque no Seminário Hospitais Saudáveis ao receber o Prêmio Amigo do Meio Ambiente, por suas ações sustentáveis e da implementação da política institucional de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). O hospital conta com o primeiro Centro de Oncologia da rede pública estadual no interior, realizando, somente em 2023, mais de 62 mil atendimentos oncológicos e 5 mil biópsias e biópsias por congelamento.

O HCN ainda foi escolhido pela Secretaria de Saúde Estadual de Goiás (SES-GO) para a implementação do projeto de Inteligência Artificial contra a Mortalidade Infantil (Caren), que utiliza tecnologia de ciência de dados para mensurar a atenção requerida no cuidado de cada recém-nascido internado, otimizando o uso de recursos e aperfeiçoando o atendimento baseado nas prioridades de atendimento. O projeto beneficiará todas as unidades com maternidades, devido ao sucesso apresentado.

Os hospitais ainda receberam da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), homenagens pela atuação nos processos de transplantes em Goiás. Desde janeiro, HCN, HEF e Hetrin, somaram 16 captações de órgãos para transplantes com as atuações e campanhas de conscientização das Comissões Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).

Para o conselheiro administrativo Miguel Tortorelli, apesar de todas as ações realizadas pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento, quem escreve a história do IMED e representa essas conquistas são os colaboradores. “A dedicação de quem está nos hospitais é que faz a diferença. Nossos colaboradores são comprometidos e procuram fazer sempre o que a população mais precisa”.

Segundo Tortorelli, no próximo ano, a intenção do IMED é continuar beneficiando a população com atendimento de qualidade para as pessoas que precisam em todos os hospitais atendidos pelo Instituto. A organização zela pelo bem-estar dos usuários do SUS em todas as unidades que administra e com seriedade oferece qualidade e segurança em seus atendimentos e processos.

Assessoria de Comunicação do IMED

Deixe um comentário