Laboratório de Análises Clínicas do HCN atinge a marca de 1.000 exames por dia

IMED - Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento | Laboratório de Análises Clínicas do HCN - Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano

Altamente tecnológica, unidade também recebeu certificação nacional de Conformidade em Controle de Qualidade

Mais um marco consolida o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás em Uruaçu, como referência para a população dos 60 municípios que integram a Macrorregião do Centro-Norte do estado: a marca de 1.000 exames realizados por dia.

Altamente tecnológico, o Laboratório de Análises Clínicas do HCN dispõe de equipamentos modernos e automatizados que são capazes de fornecer resultados precisos, aliados ao rigoroso controle de qualidade interno avaliado também por automação 24 horas por dia, o que favorece a tomada correta de condutas clínicas no menor tempo possível.

Sua estrutura no HCN executa e libera mais de 1.000 exames por dia com equipamentos modernos, possuindo taxa de atendimento ao tempo de liberação acima de 97%. Com a demanda sempre em crescimento, o setor ainda receberá mais dois novos equipamentos para processamento de exames bioquímicos, o que possibilitará ainda mais agilidade nas liberações dos exames. Espera-se que, com a chegada dos novos equipamentos vindos do exterior, o desempenho do laboratório cresça ainda mais, alcançando a realização de 300 testes por hora, por cada equipamento.

De acordo com o diretor assistencial do HCN, João Batista da Cunha, a agilidade e a eficácia na realização de exames são fatores importantes para que o hospital continue sendo referência no estado. “Para um hospital de grande porte como o HCN é fundamental investirmos em equipamentos que permitam agilizar os processos, aprimorar a qualidade dos exames e, consequentemente, garantir a segurança nos diagnósticos, para que possamos oferecer o melhor atendimento à população goiana”, ressalta o diretor da unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED).

Reconhecimento nacional

Além disso, o laboratório da unidade também recebeu recentemente a Certificação de Conformidade em Controle de Qualidade. O Ensaio de Proficiência, também conhecido como Controle Externo da Qualidade, é uma ferramenta de controle de qualidade eficaz para a avaliação do desempenho do laboratório e um requisito necessário para os processos de acreditações laboratoriais e órgãos regulamentadores.

Essa certificação é concedida nacionalmente para os laboratórios que cumprem com os requisitos mensais de resultados, com avaliação acima de 90% de assertividade, e possuam assiduidade em todos os módulos avaliados. Para obtenção dessa certificação, o laboratório do HCN foi avaliado por 12 meses recebendo amostras para análises, devolvendo os resultados para mensuração de erros e acertos e, consequentemente, receber a nota de avaliação anual que gerou o certificado para os mais de 38 módulos avaliados em 2023.

“O investimento no setor técnico tende a melhorar ainda mais o nível de satisfação, tanto do usuário quanto da equipe multidisciplinar do hospital, pois garante que todo atendimento que dependa de exames laboratoriais seja rápido e assertivo, trazendo melhoria na qualidade dos tratamentos dos pacientes”, afirma Jeovino Dourado, coordenador do Laboratório de Análises Clínicas do HCN.

O laboratório também dispõe de médico patologista na unidade que realiza, mensalmente, biópsias por congelação, procedimento extremamente importante realizado durante a cirurgia de retirada de amostra de tecido ou órgão lesado, fornecendo informações em tempo real à equipe em casos de suspeitas ou certeza de um câncer.

A estrutura do HCN, que já era de padrão elevado, também teve um grande impulso no início do ano passado, com a inauguração do novo espaço do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), o primeiro do país e do Sistema Único de Saúde (SUS) que possui uma sala de ressonância magnética com projeção imersiva, a fim de melhorar ainda mais a experiência do paciente.

Além disso, todo o espaço possui salas com ambientação e espaços humanizados, a fim de oferecer o melhor atendimento possível à população, integrando a ampla estrutura física do hospital com equipamentos modernos. O acesso a esses serviços, com tecnologia de última geração e exames de alta complexidade, proporciona um diagnóstico mais assertivo e possibilita maior agilidade no tratamento precoce dos pacientes.

Assessoria de Comunicação do HCN

Deixe um comentário