Profissionais do Sírio-Libanês capacitam equipes do Hospital Estadual de Formosa do projeto Lean nas Emergências

Consultores do Hospital Sírio-Libanês durante qualificação a profissionais do HEF

O treinamento reuniu equipes de vários estados para apresentação do projeto em São Paulo

Colaboradores do Hospital Estadual de Formosa (HEF) participaram de um treinamento em São Paulo para apresentação do projeto Lean nas Emergências. A capacitação aconteceu com consultores do Hospital Sírio-Libanês e proporcionou aos participantes o conhecimento da história do método, como funciona cada etapa e qual será a missão para implantação na unidade. A visita foi dividida em duas etapas, com equipes diferentes.

O principal objetivo do treinamento, segundo a assistente administrativa do HEF, Talita Monteiro, foi adquirir conhecimento de como funciona cada etapa, além de entender sobre as possibilidades de agregar à rotina do HEF e saber como o projeto já mudou os prontos-socorros em outros hospitais. “A experiência foi incrível. Nós fomos muito bem recepcionados pelos consultores do projeto”, afirma Talita.

Após as equipes do HEF irem a São Paulo, os responsáveis pela gestão do Lean nas Emergências realizaram uma segunda visita ao hospital, em Formosa, nos dias 23 e 24 de janeiro, com o intuito de apresentar o projeto para os demais colaboradores do HEF e promover a cultura e o hábito em relação às melhores práticas para um ambiente seguro e produtivo, conceitos que serão executados de forma colaborativa na unidade.

A metodologia do Lean utiliza alguns princípios e técnicas operacionais buscando sempre reduzir o desperdício de recursos, melhoria da qualidade e a maximização do valor entregue ao hospital. Essa metodologia se baseia em cinco princípios que consistem na aplicação de cinco etapas de organização no ambiente de trabalho, possibilitando maior produtividade, melhoria do clima organizacional e motivação dos funcionários.

Todos os profissionais envolvidos na capacitação receberam um “dever de casa”: uma atividade de organização, limpeza, padronização, disciplina e utilização. A dinâmica tem que ser implantada pelos próprios colaboradores, em cada setor do hospital, no período de 15 dias, até a próxima visita dos gestores do Projeto Lean.

“Os profissionais envolvidos no projeto foram capacitados e, consequentemente, poderão se interessar em buscar novas técnicas e formas de gerar mais melhorias. Eles irão compartilhar suas experiências, ganhar novas habilidades e contribuir para um ambiente hospitalar de qualidade”, ressalta Ana Brito, diretora do HEF.

As visitas do projeto Lean nas Emergências vão acontecer durante seis meses, a cada 15 dias, e em todos os encontros uma nova dinâmica será repassada para implantação na unidade.

Assessoria de Comunicação HEF
Sthefane Silva – sthefane@ecco.inf.br
61 8363-4018

Deixe um comentário