Queimação no estômago com sensação de que a comida vai voltar pela boca pode ser refluxo gastroesofágico

Queimação no estômago

É preciso ter atenção com aquele mal estar com queimação no estômago e com a sensação de que a comida toda quer voltar pela boca. Se você tem esses sintomas com frequência, procure um médico. Pode ser refluxo gastroesofágico, uma doença digestiva, informa a gastroenterologista Arlene Pinto, médica do Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

Quando uma pessoa come, o alimento passa da garganta para o estômago através do esôfago. Uma vez que o alimento está no estômago, um anel de fibras musculares impede que o alimento se mova para trás, em direção ao esôfago. Se essas fibras não fecharem bem, tudo o que a pessoa comeu, bebeu e até mesmo o suco gástrico usado na digestão pode vazar de volta para o esôfago.

“A principal ferramenta diagnóstica são as queixas do paciente. Os sintomas típicos relatados pela maioria dos pacientes são pirose e regurgitação ácida, sendo que a pirose é definida como sensação de queimação no peito”, disse a médica.

Prevenção

Deitar logo após uma refeição favorece o refluxo. O ideal é evitar deitar-se até duas horas após as refeições. Os alimentos cítricos podem favorecer o aparecimento da doença, assim como o café, bebidas alcoólicas ou gasosas, menta, hortelã, fritura, gordura, embutidos, tomate e chocolate. “Bebidas gaseificadas aumentam a pressão dentro do estômago, forçando os ácidos digestivos a seguirem em sentido inverso, o chamado refluxo gástrico. Outras bebidas, em excesso, acabam diluindo o ácido gástrico e obrigando o estômago a produzi-lo em maior quantidade”, ressalta a especialista.

A doença é comum em idosos e mulheres, principalmente durante a gestação. Quem tem hérnia de hiato, é obeso, faz uso de medicamentos como anti-hipertensivos e fuma tem mais pretensão a ter refluxo. Pessoas que praticam esforço físico excessivo logo após as refeições e fatores genéticos também favorecem o refluxo.

Quem tem a doença deve procurar um especialista nos ambulatórios, orienta Arlene Pinto. Sem tratamento correto, o caso pode evoluir com complicações como, por exemplo, Esôfago de Barrett e adenocarcinoma de esôfago.

Comportamentos que evitam o refluxo:

1. Eleve de 15 centímetros da cabeceira da cama;
2. Modere a ingestão de alimentos: cítricos, café, bebidas alcoólicas e ou gasosas, menta, hortelã, tomate e chocolate;
3. Mantenha seu médico sempre informado sobre os medicamentos que você faz uso e os sintomas do refluxo;
4. Evite deitar-se nas duas horas posteriores às refeições;
5. Evite refeições copiosas;
6. Suspenda o consumo de cigarros e outros fumos;
7. Em caso de obesidade, é preciso reduzir o peso corporal.

18 thoughts on “Queimação no estômago com sensação de que a comida vai voltar pela boca pode ser refluxo gastroesofágico

  1. Gostaria se podesse me ajudar quando eu janto sinto a comida na garganta nao e sempre ai tenho que vomita e melhoro que sera que e

    1. Eu fiz uma cirurgia aí essa cirurgia Abriu tive que refazer ela.mas duas vez .foi. Entubada duas vez . depois disse fiquei alimentando por sonda no nariz e sonda pela boca.so que hoje eu não consigo engoli queria saber se isso e normal.porque antes fique Coise dois mês sem comer.tem muita vontade de comer más quando eu como volta . agora até água que bebo tá voltando .

  2. TD que bebo ou como FC meio que parado entre esôfago estômago as da queimação . Até o gogó na garganta FC estranho pra engolir será que é cigarro? Ou medicação , tomei MTS antibióticos pra cirurgia dos dentes , anestesia tbm .e logo após tomei antibiótico e antiinflamatório. Para bronquite qse pneumonia . Tomo proponolol e clonozopan

  3. Muito obrigado pela orientação…foi corretamente certa nas dicas do meu alimentar incorreto.. vou procurar seguir corretamente as suas dicas de prevenção e cura.

  4. Eu sofro muito com essa indigestão tudo que eu como fica parado entre o esôfago e a garganta e junta muitos gases não consigo arrotar dói muito minhas costas devido o gás não posso comer quase nada e minha alimentação não é tão mal eu não como nada bebendo nem como carne nem enlatados nem tomo refrigerante não entendo porque tanto mal estar

  5. ola Dra boa noite! tudo que Eu Como ou bebo Eu sinto na Minha garganta para sair e Minha garganta fica me encomodando bem nao sei discomforto.
    ponderia indicar me um remedio .quando Como Meu estomago fica saturaturado

  6. Lama biliar causa queimação na garganta? Fui diagnosticada com lama biliar e minha língua e a garganta queimam demais. Fui a um gastro que me disse que é da vesícula e que tenho que fazer a retirada dela. Obrigada.

  7. Tenho todos sintomas do refluxo e já fui diagnosticada ,e sobe gosto azedo na minha garganta e fica na boca ,me sinto mão ao falar,devido mau de hálito ,estou tendo uma vida social muito difícil,para não demonstrar mal hálito ,q me sinto mau ,tá horrível minha vida social ,fujo de todos e todas , será q tem cura essa halitose e esse problema refluxo ? Me ajudem por favor !

  8. Eu nunca tive problemas de estômago, mas depois da covid, meu sangue engrossou muito e o médico me mandou tomar AAS, depois somalgim cardiologista e por último clopidogrel, só que todos atacaram meu estômago e hoje não sei mais o que fazer, pois já tomei vários remédios para esse mal e nada resolveu. Preciso de ajuda.

  9. Ja faz 3 dias que mim sinto mal
    Sensação que comi um boi e queimação no peito e gases tbm no peito
    Comida para na garganta ja vomitei mais não resolveu

  10. Quando eu corro, pego peso e passo da hora de comer. Eu sinto umas pontadas como se fosse arroto ou pequeno choque no estômago. Já fiz 4 endoscopia e o resultado é gastrite nervosa. Isso procede ou pode ser outra doença??

  11. Eu tenho gastrite nervosa.
    Já fiz 4 endoscopia e o resultado sempre é o mesmo. Mas eu sinto entre a garganta e o estômago como se o músculo estivesse se mexendo, e depois sinto um aperto na garganta como tivesse uma bola. Não estou conseguindo corre e fazer qualquer exercício. A garganta fica seca com muita saliva. Isso está relacionado com a gastrite nervosa?

  12. Parece um no na garganta tinha gastriste e sinto uma coisa pressa na garganta parece que nao desce parece que tudo que eu como fica parado e da uma sensacao de queimacao que desce do pescoço pro torax oq pode ser

  13. Bom dia!! Fui no Otorrino e através de exame contatou que estou com esofagite, fiz o tratamento de 30 dias com pantocal, domperidona e 6 dias de prelone, comecei a tomar suco de couve com maça, limão, salsa, cenoura e melhorei , porém já faz três dias que estou tendo ânsia e muita salivação, devo me preocupar? Não fiz endoscopia.

Deixe um comentário