HMB promove palestra de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa durante o Junho Violeta

O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) promove ações de conscientização sobre a violência contra idosos, oferecendo palestras educativas e cuidados humanizados para a saúde da população 60+.
Ação promovida pelo hospital destaca cuidado, acolhimento e a valorização da pessoa idosa em todas as fases da vida

Em alusão ao Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa, o Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) – Adib Jatene, unidade da Prefeitura de São Paulo administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), promoveu uma palestra educativa voltada a colaboradores, pacientes e munícipes. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre o tema e reforçar a importância da proteção e do respeito à população idosa.

Somente nos primeiros cinco meses de 2026, o HMB realizou mais de 14 mil atendimentos a pessoas com 60 anos ou mais. Foram 6.873 consultas para pacientes de 60 a 69 anos, 4.469 para a faixa de 70 a 79 anos e 2.753 para idosos com mais de 80 anos. 


Orientação e participação da comunidade

A atividade foi organizada pela equipe multiprofissional da unidade e conduzida por Angélica Cristina, diretora clínica do hospital. Durante o encontro, foram abordadas as diferentes formas de violência que podem afetar as pessoas idosas, incluindo agressões físicas, psicológicas, financeiras e patrimoniais, além de situações de negligência e abandono.

“Cuidar da pessoa idosa é honrar histórias, preservar direitos e promover dignidade. Assim reafirmamos nosso compromisso com um cuidado humanizado, seguro e livre de qualquer forma de violência, garantindo acolhimento, respeito e qualidade de vida em todas as fases do envelhecimento”, explica Angélica.

A palestra também destacou os cuidados necessários para garantir qualidade de vida, dignidade e segurança à população com 60 anos ou mais. Os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, compartilhar experiências e refletir sobre a importância da identificação e denúncia de casos de violência. 

“Aprendi muitas coisas sobre como tratar o idoso com amor, carinho e cuidado, porque eles precisam desse acolhimento, principalmente nessa fase da vida. Também vou levar essa mensagem para a minha convivência com minhas amigas idosas, com quem compartilho momentos de alegria, exercícios físicos e atividades que fazem bem para a saúde”, relata Kátia Sueli, moradora da Brasilândia.


Cuidado com a melhor idade

A ação integra as iniciativas desenvolvidas pelo HMB em prol do público 60+. Periodicamente, as equipes promovem atividades externas com idosos internados, como o Projeto Banho de Sol, que leva os pacientes para o ar livre para praticarem pintura e ouvir músicas. 

“Essas atividades são desenvolvidas sempre buscando promover informação, saúde e qualidade de vida para nossos pacientes e levar orientação aos munícipes. Nosso compromisso também é com a cidadania, contribuindo para a construção de uma sociedade mais  consciente, acolhedora e respeitosa”, informa Carla Ribeiro, supervisora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) do HMB.

O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) promove ações de conscientização sobre a violência contra idosos, oferecendo palestras educativas e cuidados humanizados para a saúde da população 60+.
Evento contou com a presença de dezenas de idosos que moram na região da Brasilândia. (Foto: Maria Eduarda Oliveira/IMED)
NOTÍCIAS | Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED