Especializado em urgência e emergência, o HEF realizou mais de 80 mil atendimentos no Pronto-Socorro em 2023

HEF - Hospital Estadual de Formosa | Pronto-socorro | Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento | 2023

A instituição consolidou sua posição como referência em atendimento obstétrico e urgência e emergência em Formosa e no entorno do Distrito Federal

O Hospital Estadual de Formosa (HEF) encerra o ano de 2023 consolidando sua posição e evidenciando-se pelo seu destaque no atendimento de urgências e emergências, totalizando 80.439 atendimentos no Pronto-Socorro da unidade. Entre esses, 40.238 são urgências e emergências, ou seja, que requer atenção médica imediata ou que apresenta risco de vida.  Além do atendimento de urgência e emergência, o HEF é uma unidade com perfil assistencial voltado para baixa e média complexidade em clínica obstétrica, clínica cirúrgica, clínica médica e clínica ortopédica, sendo referência para o município de Formosa, onde está localizado.

Adicionalmente, a unidade de saúde no estado de Goiás, sob a administração do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), registrou ao longo do ano de 2023 mais de 70 mil atendimentos de maneira abrangente. Esses números ressaltam o comprometimento do HEF em atender às necessidades variadas da comunidade com eficiência e qualidade.

Quanto à infraestrutura, o HEF possui leitos de Observação, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e ao Alojamento Conjunto (Alcon), além de 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

No que diz respeito ao atendimento ambulatorial, o hospital registrou mais de 21 mil consultas, demonstrando uma expressiva procura pela assistência médica oferecida. O número de procedimentos cirúrgicos realizados na unidade ultrapassa a marca de 3 mil, evidenciando o empenho para alcançar maior qualidade dos serviços prestados a comunidade de Formosa e região. Entre janeiro e outubro do presente ano, foram realizadas 1.100 cirurgias gerais, sendo 203 vasculares, 287 ginecológicas e 996 ortopédicas.

Além dos serviços clínicos, a relevância dos serviços de diagnóstico no HEF é incontestável. Com um total de 170.131 exames de laboratório realizados, a instituição evidencia sua contribuição para a obtenção de diagnósticos precisos e eficazes. No campo da imagem médica, foram realizadas 4.953 tomografias, reforçando o compromisso do hospital com a excelência no atendimento e na promoção da saúde.

Mais de 1000 partos em 2023

O Centro Obstétrico do Hospital Estadual de Formosa desempenha um papel crucial na promoção da saúde materna, proporcionando um ambiente especializado e acolhedor para as gestantes. Mensalmente, o hospital realiza, mais de cem partos, considerando os procedimentos normais e cesarianos. Com 529 partos normais e 567 cesáreas realizadas em 2023, o centro destaca-se como uma referência humanizada na assistência ao parto, contribuindo para a segurança e bem-estar das mães e recém-nascidos.

Ao oferecer uma experiência acolhedora desde a entrada das gestantes na unidade, o HEF prioriza a liberdade de escolha das mães, com tratamento humanizado que inclui métodos não farmacológicos, como exercícios especializados, aromaterapia e musicoterapia. Projetos desenvolvidos pelas equipes do Centro Obstétrico (CO) e Alojamento Conjunto (ALCON) reforçam o respeito e a dignidade, fortalecendo o vínculo entre a paciente e a equipe médica. Essa abordagem resulta em partos bem-sucedidos, mães bem-informadas e condições de saúde otimizadas, promovendo uma recuperação rápida, menor risco de complicações e maior probabilidade de amamentação bem-sucedida.

Recém-nascidos e mamães sendo cuidados pela equipe do centro obstétrico (CO) do HEF.

Referência em captação de órgãos

A unidade destacou-se ainda como referência na captação de órgãos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), registrando um total de cinco captações em 2023. O HEF tem papel fundamental na promoção da doação de órgãos e no salvamento de vidas por meio de transplantes. Essas conquistas são resultados do trabalho colaborativo de uma equipe de profissionais altamente qualificados e dedicados, que atuam com elevados padrões éticos, empatia e respeito tanto para com os doadores quanto para com as famílias envolvidas. A unidade se destacou pela maneira compassiva e respeitosa com que conduz todo o processo, reforçando seu compromisso com a promoção da vida e o cuidado integral aos envolvidos.

HEF - Hospital Estadual de Formosa | Pronto-socorro | Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento
Recém-nascidos e mamães sendo cuidados pela equipe do centro obstétrico (CO) do HEF.

Humanização no atendimento e assistência

Com abordagem centrada no paciente e utilizando a humanização como uma ferramenta, o Hospital Estadual de Formosa aprimora a qualidade da assistência oferecida. Sobretudo, essa abordagem se revela como um diferencial significativo no atendimento de pacientes em vulnerabilidade, proporcionando um ambiente acolhedor e sensível às necessidades específicas de cada indivíduo.

Além disso, a humanização é evidenciada no retorno de pacientes satisfeitos, que fazem questão de expressar sua gratidão pelo atendimento recebido, destacando a empatia e cuidado demonstrados pela equipe através de homenagens e agradecimentos especiais. No Centro Obstétrico, a ênfase na humanização também se fez presente, contribuindo para uma experiência mais calorosa e personalizada durante o período de gestação e parto. Essa abordagem integral, que permeia diversas áreas do hospital, reflete o compromisso contínuo do Hospital Estadual de Formosa em proporcionar um cuidado de saúde que valoriza a dignidade e a individualidade de cada paciente.

Para Luciano Dutra, diretor do HEF, esta trajetória de sucesso é fruto do empenho incansável de uma equipe dedicada e da visão compartilhada de que os serviços de saúde prestados no HEF fazem a diferença na vida de milhares de pessoas de Formosa e região. “Cada atendimento, cirurgia e avanço tecnológico refletem nosso compromisso com a excelência e, acima de tudo, com o cuidado humano. Estamos comprometidos em continuar elevando os padrões de qualidade, inovação e atenção personalizada. Que o próximo ano seja marcado por novas conquistas e pela contínua promoção da saúde e bem-estar em nossa comunidade”, ressalta Luciano.

Assessoria de Comunicação do HEF

Deixe um comentário